O RIOgaleão modernizou sua infraestrutura de rede com HPE e Aruba. Foto: Divulgação.
O RIOgaleão (Aeroporto Internacional Tom Jobim), modernizou sua infraestrutura de rede para soluções de data center HPE e soluções de campus da Aruba. Além disso, o aeroporto lançou um app baseado em beacons e na plataforma Meridian, da Aruba.
Com investimento de R$ 90 milhões, a modernização do aeroporto conta com o apoio da Ziva para a implementação.
O projeto inclui pontos de acesso 802.11 ac Aruba série 200 e o controlador de mobilidade série 7200, switches HPE FlexNetwork série 5130 HI, switches de chassiHPE FlexFabric 7910 e software de gerenciamento de rede HPE/Aruba para substituir a infraestrutura legada e composta por equipamentos de diversos fornecedores.
O aeroporto também está instalando a solução Mobile Engagement da Aruba, incluindo mais de 3 mil beacons Aruba e a plataforma de aplicativo móvel Meridian.
Com a plataforma Meridian e o apoio da Accenture Digital - responsável pelo desenvolvimento, projeto e integração - o aeroporto está lançando o app RIOgaleão para fornecer informações de status dos voos e orientações para os visitantes.
O aeroporto do Rio será o primeiro espaço na América Latina a contar com a plataforma baseada em beacons da Aruba. Nos Estados Unidos, dois aeroportos contam com a solução, entre eles o de Orlando.
A iniciativa de modernização foi iniciada a partir do projeto de construção e expansão de 100 mil metros² do aeroporto, pois as soluções de rede legadas não tinham condições de acompanhar a crescente demanda dos passageiros, visitantes e prestadores de serviços, bem como as necessidades da própria operação.
O aprimoramento da rede também levou em conta a previsão de picos de até 85 mil passageiros por dia circulando no aeroporto no período dos jogos olímpicos - o dobro do volume diário normal.
Além disso, o aeroporto queria oferecer serviços de rede para empresas aéreas, concessionárias e outros prestadores de serviços, assim como simplificar as funções internas do aeroporto.