IA

Unicred cria assistentes virtuais com Ubots

29/06/2021 15:31

Mais de 400 mil atendimentos já foram realizados com o Edu e a Duda.

Criado há 30 anos, o Sistema Unicred conta com 35 cooperativas. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A cooperativa financeira Unicred contratou a Ubots, startup gaúcha especializada em soluções de relacionamento digital, para desenvolver dois chatbots voltados ao atendimento dos seus públicos.

Batizados como Edu e Duda, os assistentes virtuais estão sendo utilizados nos websites, aplicativo móvel da Unicred, intranets, WhatsApp e Facebook Messenger. 

O Edu serve para auxiliar os cooperados a realizarem operações como resgates, estornos de pagamentos, alteração de limites de transferências, cadastro de favorecidos, sustação de cheques e a configurarem o token de seus aparelhos.

Além disso, ele tira dúvidas sobre Pix, alteração de senhas e DDA.

O atendimento é feito em três canais: o aplicativo Mobile Unicred, o WhatsApp central de relacionamento e um transbordo da URA direcionando para o WhatsApp. 

Já a Duda é voltada ao atendimento aos colaboradores da Unicred, auxiliando-os com informações sobre os serviços e processos da empresa. Ela conta com mais de 30 assuntos para atender os funcionários, tudo customizado de acordo com a necessidade da cooperativa. 

Desde a implantação, já foram realizados mais de 400 mil atendimentos. Somente em fevereiro de 2021, a avaliação média de atendimento foi de 4,37, em uma escala entre um e cinco.

Para a Unicred, os principais benefícios gerados com a implantação dos chatbots foram a maior agilidade no atendimento e o auxílio com questões mais simples dos clientes.

Em casos mais complexos, em que o bot não consegue ajudar 100%, ele realiza uma triagem e direciona para o time correto. Desta forma, o atendente humano consegue resolver o problema ou tirar a dúvida com mais rapidez. 

Agora, o objetivo da empresa é migrar 100% do atendimento telefônico para o digital, através do aplicativo móvel e do WhatsApp.

Criado há 30 anos, o Sistema Unicred contabiliza R$ 13,6 bilhões em ativos totais com 279 agências em todo o país. São 35 cooperativas e aproximadamente 280 unidades de negócios em 15 estados brasileiros, com mais de 220 mil cooperados.

Fundada em 2016, a Ubots tem sede em Porto Alegre e possui clientes no Brasil, Peru e Chile. Entre eles, estão Agibank, Sicoob e Panvel. A startup já participou de programas de aceleração como Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil, WesterWelle Foundation e Cubo do Itaú.

Veja também

IA
Chatbot Maker recebe aporte de R$ 1,5 mi da KPTL

A startup cearense fazia chatbots sob demanda e agora atua com a assistente virtual Suri.

VERDE
Compasso e Natura: programa foca Amazônia

Empresas de tecnologia do UOL têm iniciativa inédita de mão de obra para projeto de sustentabilidade.

BELEZA
Eudora cobra revendedores via WhatsApp

A empresa do Grupo Boticário adotou chatbot da Code7 com implantação da Flex BPO.

TRANSFORMAÇÃO
Fique por dentro do futuro do Service Desk

O modelo atual não funciona mais e precisa ser rompido o quanto antes. 

HEALTHTECH
Laura recebe aporte de R$ 10 milhões

Rodada seed foi liderada pela GAA Investments e deve impulsionar expansão da startup.

CONVERSAS
Chatbots Corporativos x Chatbots Básicos

Quais os fatores a serem considerados na construção de um assistente virtual?