Biodiversidade é o foco do projeto que contou com a Agility para digitalização. Foto: ANDRE DIB/Shutterstock.

A Agility Networks foi a responsável pela comercialização e implantação das soluções de digitalização do acervo da SciELO (Scientific Electronic Library Online) em storage (armazenamento), backup e virtualização do conteúdo oferecido ao público.

O Programa SciELO, que teve inicio em 1997, se consolidou no Brasil e demais países da América Latina e Caribe como uma solução para a publicação on-line em acesso livre aos periódicos científicos brasileiros

Em 2009, entrou em operação o projeto BHL SciELO, por meio de dois projetos complementares: o SciELO Biodiversidade e o Projeto Digitalização e Publicação Online de uma coleção de obras essenciais em biodiversidade das bibliotecas brasileiras pelo Programa Probio II/GEF do Ministério do Meio Ambiente. O projeto tem o objetivo de contribuir para a indexação, qualificação, publicação e acesso a informação científica sobre biodiversidade.

Na primeira fase do projeto BHL SciELO, a Agility Networks forneceu uma solução de armazenamento para os dados já digitalizados por meio de scanners, a fim de prover a consulta e leitura online. 

Com as soluções NetApp, a Agility Networks implementou na SciELO uma tecnologia de armazenamento do mercado que atende o crescimento do projetol. A restauração dos dados se tornou mais rápida e oferece “snapshots” do conteúdo do volume armazenado.

Já a segunda parte do projeto da Agility Networks junto a SciELO objetivou melhorar a virtualização de servidores já existentes, utilizando a suíte de produtos Vmware with Operations Management. O projeto aconteceu no final de 2014.

Os novos recursos permitem não somente a gestão de máquinas virtuais, mas a capacidade, risco e eficiência deste ambiente através de painéis e relatórios integrados e inteligentes. 

Por meio deste projeto, a SCielo ampliou e estruturou sua infraestrutura de virtualização.

A Agility Networks é uma empresa especializada em serviços e arquiteturas sofisticadas para TI. Fundada em 1991, atua em três áreas chave: segurança, application delivery e data center & cloud. 

A empresa trabalha com marcas como VMware, NetApp, Infoblox, entre outras. A Agility Networks conta hoje com aproximadamente 165 colaboradores e tem sede situada em São Paulo.