A CPFL implementou uma solução baseada em painel de controle fornecido pela Icaro Tech. Foto: Divulgação.

A CPFL, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, implementou uma solução baseada em painel de controle fornecido pela Icaro Tech.

Instalada na central de operação e manutenção da CPFL em Campinas, divisão da transmissão da CPFL Paulista, a solução permitiu à companhia reduzir em 40% o tempo de resolução de problemas na rede operativa. 

A rede operativa é utilizada pela CPFL para conectar o centro de operações aos sensores e equipamentos da rede de transmissão e distribuição que são responsáveis por levar a energia elétrica ao consumidor. 

Ela proporciona a operação remota do sistema elétrico e gera alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade e ao corte no fornecimento do serviço.

Antes de utilizar a tecnologia da Icaro Tech, os técnicos de operação e manutenção de telecomunicações da CPFL, após serem acionados por telefone ou e-mail, buscavam informações em cinco sistemas diferentes para monitorar a rede operativa.

Quando um alarme ou aviso era identificado, a equipe, juntamente com os gestores, precisava analisar todos os sistemas que compõem a plataforma para chegar ao problema e começar a planejar o próximo passo.

A solução implementada com base na tecnologia Advanced Dashboards tem o papel de consolidar, em um único painel, indicadores de controle e monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica da rede operativa, cruzando informações de gerenciamento de redes, georreferenciamento, sistema supervisório e serviços.

O painel disponibiliza alertas e dados vitais da rede operativa, permitindo um diagnóstico de falhas mais rápido. Com os dados, os responsáveis vêm conseguindo agir proativamente, impedindo que a falha cause uma indisponibilidade ou, pelo menos, reduzindo o tempo de interrupção do serviço.  

Além dos dashboards gerados inicialmente, a solução permite a criação e customização de novos gráficos em poucas horas, sem a dependência de profissionais de TI. Para isso, o sistema conta com widgets, mapas, filtros e imagens pré-carregados e customizáveis. 

“A solução fornecida pela Icaro Tech facilita o acesso às informações sobre a infraestrutura de comunicação, que é utilizada na operação da transmissão e distribuição de energia, e que realmente importam, nos permitindo agir de forma proativa, mais rápida e assertiva para combater potenciais falhas na rede”, afirma Cristiano Santos Cucatti, Gerente de Serviços da Transmissão da CPFL. 

De acordo com Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech, o projeto proporciona à CPFL mais eficiência operacional e redução de custos, além de ser base para o rollout do Smart Grid, onde as concessionárias de energia terão que lidar com volumes cada vez maiores de dados.

“Uma rede de transmissão e distribuição de energia é composta por milhões de equipamentos, que geram um volume enorme de dados. Soluções como o Advanced Dashboards serão essenciais para que as concessionárias gerenciem redes deste porte de forma proativa e eficiente”, ressalta.

Hoje, a CPFL detém market share de 14,3% do mercado nacional de distribuição, fornecendo energia para mais de 7,8 milhões de consumidores nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. 

Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Miami, e projetos em 13 países, a Icaro Tech é parceira da IBM, BMC e Click Software. Também oferece produtos próprios para dashboards em tempo real, analytics em operações e descoberta de processos.

A Icaro Tech tem clientes como Bradesco, Brasilprev, British Telecom, Claro, EDF, EuropAssistance, Magazine Luiza, NET, Nextel, Rede, Vivo e TIM.