Empresa deve disponibilizar equipamentos 4G no início de outubro. Foto: divulgação.

A Nokia Siemens Networks vai abrir uma linha de montagem no Brasil, em parceria com a fabricante Flextronics International.

Conforme noticia da Agência Reuters, o plano da empresa de redes de telefonia é utilizar o local da empresa em Sorocaba para construir a próxima geração de redes de telefonia móvel.

A planta deve começar a disponibilizar equipamentos de quarta geração (4G) sem fio no início de outubro, conforme destacou Ken Wirth, diretor da Nokia Siemens para as Américas.

A chegada dos equipamentos deve acompanhar o momento em que operadoras locais constroem redes para a Copa do Mundo de 2014.

A Nokia Siemens acredita que a demanda das quatro operadoras móveis brasileiras, com a instalação de suas redes 4G, será suficiente para justificar a capacidade de produção local para os próximos 12 a 18 meses, disse Wirth.

O executivo afirmou ainda à Reuters que assinou contrato com uma operadora brasileira e uma chilena. Ele, no entanto, não revelou nomes.

A expectativa da empresa é crescer 30% na América Latina. Atualmente, a região contribui por 13% da receita da companhia.

BRASIL NA MIRA

Além da Nokia Siemens, outras fabricantes do ramo de redes de telecom vem anunciandos planos de trazer para o Brasil para a fabricação de seus produtos, de olho nos investimentos locais que a área deve receber nos próximos anos.

A Extreme Networks vai investir US$ 10 milhões na construção de uma fábrica no Brasil até 2013, provavelmente no Rio de Janeiro.

A empresa vai produzir aqui a sua linha de switches para redes de dados, que atualmente é fornecida ao mercado local via importação.

Quem também deve trazer suas produções para o Brasil é a Cisco, uma das líderes mundiais do ramo.

A empresa anunciou um plano de investimento de R$ 1 bilhão até 2015, para construir um centro de inovação tecnológica na região central do Rio de Janeiro.

Segundo informações da Folha, serão criados nessa unidade e em outras do Brasil cerca de 800 empregos.