Alibaba teve resultado de US$ 1,1 bilhão no segundo trimestre. Foto: 360b/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

A Alibaba, maior operadora chinesa de varejo on-line, relatou resultado operacional de US$ 1,1 bilhão no segundo trimestre de 2014. O valor é 42% maior do que os lucros conjuntos de Amazon e eBay no mesmo período. O resultado da receita anual do Alibaba em 2013, de US$ 170 bilhões, já havia sido maior que os das outras duas empresas combinadas.

O grupo chinês está se preparando para fazer sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. Os resultados anunciados devem ser os últimos antes deste movimento.

O Alibaba deverá iniciar sua rotina de reuniões destinadas a divulgar a venda de ações na semana que vem, disseram fontes do Bloomberg.

"O Alibaba tem enorme potencial de obter lucros, principalmente devido à sua plataforma móvel. Ele avançou mais do que o eBay pelo fato de ter também sua própria conexão entre empresa e consumidor, em vez de apenas interligar compradores e vendedores”, disse Li Muzhi, da empresa de pesquisa Arete Research Service. 

O lucro líquido do Alibaba quase triplicou para US$ 1,99 bilhão, ajudado por ganhos com fatias mantidas pela empresa na UCWeb e na OneTouch.

O Alibaba ainda não anunciou o preço das ações no IPO. A empresa deverá valer US$ 187 bilhões após a venda das ações, segundo a média das estimativas de 11 analistas consultados pela Bloomberg no mês passado. 

O eBay e a Amazon têm, juntas, um valor de mercado de US$ 228 bilhões. 

O calendário da companhia prevê que a estreia das transações com ações do Alibaba devem acontecer no dia 16 de setembro.

O Alibaba anunciou 29 negócios, no valor de US$ 16 bilhões, desde o início de 2012, e se expandiu em várias áreas, desde finanças e futebol até mídia e entretenimento e serviços de reserva de táxi.