O Hospital Português de Salvador tem 528 leitos e realiza, aproximadamente, 1,6 mil internamentos hospitalares por mês. Foto: Divulgação.

A MTM Tecnologia foi responsável pelo projeto de implementação de novas soluções de mobilidade digital para o Hospital Português de Salvador. 

O projeto envolveu o desenvolvimento de dois aplicativos personalizados construídos a partir da plataforma MobileCare. O objetivo foi simplificar o relacionamento entre médicos e pacientes com os serviços prestados pelo hospital. 

A instituição também adotou o sistema MEDT, construído pela MTM em parceria com a Magma Lab, para acelerar o processo de agendamento cirúrgico.

“A área de saúde demanda cada vez mais mobilidade e rapidez na resposta, tarefa que o Hospital Português de Salvador tinha como um de seus principais desafios. Era preciso otimizar o tempo e a equipe existente para garantir a operação do dia a dia e, ao mesmo tempo, continuar investindo em inovação”, explica Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia. 

O Mobile Care conta com funções de interação em tempo real, que permite que os médicos visualizem em dispositivos móveis as principais informações sobre o hospital e seus pacientes.

A ferramenta mostra dados sobre prontuário, resultados de exames e alertas de mudança dos quadros hospitalares, além de informativos internos. 

O MEDT, por sua vez, facilita a comunicação dos médicos com a equipe de atendimento no processo de agendamento cirúrgico, reduzindo o tempo necessário para a confirmação e realização dos procedimentos,

“Nós tínhamos como plano de trabalho trazer a mobilidade e a inovação na área assistencial. A parceria com a MTM, que tem uma plataforma muito interessante e que demanda poucas modificações, sobretudo por ela já ser bem estruturada e simples de usar, trouxe as ferramentas que precisávamos para rapidamente atender algumas destas demandas”, afirma Ana Carolina Cavalcanti, gerente de TI do Hospital Português de Salvador.

Os próximos passos do projeto buscarão melhorar a experiência do paciente e auxiliar o trabalho dos profissionais de saúde.

“Queremos, agora, comportar o agendamento online, que hoje é feito por WhatsApp, e a solicitação de exames”, diz Cavalcanti. 

No futuro, o Hospital Português de Salvador também quer incluir a função de check-in dos pacientes direto pelo aplicativo, com informações do desempenho do hospital em tempo real.

Com mais de 160 anos de atuação, o Hospital Português de Salvador tem 528 leitos e realiza, aproximadamente, 1,6 mil internamentos hospitalares e 1,8 mil procedimentos cirúrgicos por mês. 

A MTM Tecnologia é especializada na oferta de ferramentas e serviços digitais focados na mobilidade dos fluxos de trabalho. A empresa atende a clientes como Hospitais Albert Einstein, Grupo Fleury, Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream.

Há cerca de um ano, a Daten, fabricante brasileira de computadores, comprou uma participação majoritária da MTM.