IDEXO

Totvs tem espaço de inovação aberta

29/09/2017 17:42

O instituto sem fins lucrativos busca conectar startups, empreendedores e desenvolvedores a grandes empresas. 

Gustavo Torres, diretor geral do Idexo. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Totvs acaba de anunciar o Idexo, um instituto sem fins lucrativos voltado a conectar startups, empreendedores e desenvolvedores a grandes empresas. 

O local será sediado no novo escritório da Totvs em São Paulo, inaugurado no primeiro semestre de 2017.

As seleções para o Idexo acontecerão três vezes ao ano e buscarão novos empreendedores, sejam startups ou desenvolvedores autônomos. Essas chamadas partirão sempre de um desafio de negócio e a primeira delas deve ser realizada em novembro deste ano. 

Após as inscrições, as melhores ideias para solucionar o problema divulgado serão selecionadas e ingressam no programa Idexo, com duração de três meses. 

Neste período, os empreendedores receberão apoio técnico, infraestrutura e mentoria para desenvolverem seus produtos. No final, terão que apresentar seus projetos para uma banca, formado por profissionais de mercado e de empresas associadas, que escolherão os ganhadores. 

As soluções que já estiverem maduras poderão receber investimentos das organizações parceiras para continuarem seus negócios de forma independente.

O Idexo vai disponibilizar infraestrutura e tecnologias (incluindo abertura de APIs) e mentoria, além de estimular a possibilidade de investimento junto a empresas associadas. 

No ambiente há estações de trabalho individuais, mesas compartilhadas, espaços para reuniões, um laboratório de design thinking próprio, além de espaços para descanso e happy hours. 

De acordo com Gustavo Torres, diretor geral do Idexo, a ideia é criar um grande ecossistema baseado no conceito de coinovação.

“Ainda é comum existir uma competição entre empresas e startups que despontam no mercado. Queremos promover o intercâmbio de ideias entre elas para que possamos criar juntos soluções que atendam às reais necessidades”, destaca Torres.

O instituto vai oferecer a consultoria da Hyper Island, escola de inovação digital com foco no desenvolvimento do pensamento criativo, que vai trabalhar fortemente o mindset e cultura dos empreendedores selecionados. 

“Acreditamos que criar espaços para acelerar a experimentação e o aprendizado pode gerar benefícios diretos e indiretos muito valiosos para o nosso ecossistema como um todo. Ficamos muito honrados de poder colaborar com esta iniciativa”, diz Nathalie Trutmann, managing director Latin America da Hyper Island.

 

A RetailApp Inc., companhia americana especialista em tecnologias para o varejo, será a primeira a participar do Idexo. A empresa, baseada em Miami, tem uma plataforma desenhada para conectar toda uma organização através de indicadores de performance combinados com recursos de rede social. 

“A experiência tem nos mostrado que as alianças estratégicas e o trabalho em conjunto com outras companhias são o caminho para avançarmos mais rápido e na direção correta. Por isso, o Idexo é a melhor expressão deste pensamento. Estamos muito contentes em sermos a primeira companhia eleita para este projeto”, ressalta Gonzalo Almada, CEO da RetailApp Inc.

Além da Totvs, participam da iniciativa o Banco ABC, especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte, e a Soluti, empresa especializada em certificação digital. 

“Queremos criar um sólido programa de incentivo ao empreendedorismo no país, com a formação de profissionais preparados para adaptarem seus negócios a um mundo em constante mudança”, reforça Laércio Cosentino, CEO da Totvs.

Outras organizações do Brasil ou exterior podem se tornar associadas do instituto para buscar soluções um problema de sua operação ou estar perto de oportunidades de inovação.

Veja também

APORTE
Criatec3 investe na DeviceLab

A carioca DeviceLab receberá um aporte de R$ 2,3 milhões.

SOFTWARE
Poatek quer os melhores em POA

A empresa avalia 100 nomes para fazer uma contratação.

TRANSFORMAÇÃO
Cosentino: é preciso destruir os negócios

Laércio Cosentino, CEO da Totvs, realizou uma palestra em Porto Alegre nesta semana.

MÉTODOS
Mercado Eletrônico aposta em agilidade

A empresa fez uma virada nos processos para trabalhar com metodologias ágeis e design thinking.

CANADÁ
Facebook: centro sobre IA em Montreal

É o quarto laboratório do gênero da rede social.

MOBILIZAÇÃO
Porto Alegre tem Frente de TI

Um dos primeiros objetivos é viabilizar a implantação do Fundo de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre.

ESPERADO
Softex fica com o Startup Brasil

A Softex fará a gestão operacional do ciclo de aceleração entre 2017 e 2018.

AGRONEGÓCIO
Monsanto e BR Startups investem na Tbit

A startup de análise de imagem que atua no agronegócio brasileiro receberá R$ 1 milhão.

STARTUP
Rocket Chat vence Amcham Arena

O evento colocou mais de 60 startups frente a frente com executivos do mercado.