FARMÁCIA

Grupo Tapajós: e-commerce com VTEX

29/09/2020 11:11

Para a criação do canal, empresa contará com a automatização da Simplus no cadastro dos produtos.

Grupo conta com as redes de drogarias Santo Remédio, FlexFarma e FarmaBem. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Tapajós, varejista farmacêutico da região Norte, adotou a solução da VTEX, plataforma brasileira de e-commerce, para implantar sua loja virtual.

Para agilizar a criação do canal, a empresa contará com o serviço da Simplus, empresa especializada na automação de cadastro de produtos, que fornece informações e imagens dos itens a serem vendidos. 

A plataforma disponibiliza fotos em diversos formatos, além da descrição completa dos medicamentos e produtos de higiene e beleza.

Com a tecnologia da Simplus, a rede de farmácias também terá informações como o relatório de verificação do código de barras, dados fiscais (CEST e NCM), logísticos e comerciais dos produtos.

“Estamos apostando em inovações digitais para consolidar nossa posição de referência no Norte do país. E a rica base de dados do Simplus nos ajudará a acelerar esse processo”, afirma Fernando Ferreira, diretor de marketing, vendas e consumer experience do Grupo Tapajós.

Como as marcas atualizam cerca de 20% do portfólio por ano, a Simplus desenvolveu um processo de manutenção, que mantém a última versão do produto na plataforma. 

Assim, sempre que um descritivo ou imagem sofrer alguma alteração, o Grupo Tapajós será comunicado por e-mail, para que possa atualizar seu e-commerce. 

“Com isso, garantimos a distribuição correta e atualizada das informações e imagens do portfólio dos nossos clientes para que os consumidores tenham a melhor experiência de compra em todos os canais de vendas. Isso gera mais receita para a indústria e para o varejo, pois previne trocas, devoluções e insatisfação dos clientes”, ressalta Wellington Machado, CEO da Simplus.

A tecnologia desenvolvida pela Simplus é gratuita para os varejos brasileiros, que têm acesso à plataforma via integração dos seus sistemas de gestão por uma API aberta.

Para isso, a companhia prospecta as indústrias a partir de base de fornecedores de 800 varejos, plataformas de e-commerce, marketplaces, aplicativos e empresas parceiras de tecnologia.

Os fornecedores, depois de fechar contrato com a Simplus, enviam amostras dos produtos. Esses produtos passam pelo processo de medição, pesagem, validação do código de barras, produção de imagens, captação das informações e verificação de todo conteúdo. 

Ao todo, a plataforma centraliza informações e imagens de mais de 70 mil produtos de 5 mil marcas, somando 4 milhões de atributos cadastrados em 1,8 mil categorias acessadas por mais de 20 mil usuários. 

Fundado em 1995, o Grupo Tapajós atua no setor de distribuição e varejo, com as redes de drogarias Santo Remédio, FlexFarma e FarmaBem, além de seis centros instalados nas cidades de Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

No total, são mais de 125 lojas e mais de 900 mil clientes cadastrados em seus programas de fidelidade.

Já a VTEX é considerada a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo, com um aumento de faturamento de 44,1%, quase quatro vezes a média mundial de 13,2% no segmento.

A companhia acaba de captar US$ 225 milhões em rodada série C com valuation de US$ 1,7 bilhão, o que a transforma no mais novo unicórnio brasileiro.

Hoje, a empresa conta com 2,5 mil clientes em 28 países. A lista inclui nomes como O Boticário, Whirlpool, Electrolux, Sony, Walmart, L´Oréal, Coca-Cola, Nestlé, Motorola, Samsung e Black&Decker.

Veja também

SOCIAL
SAP Brasil: 1h de voluntariado por funcionário

Empresa lança ação visando que cada um dos seus 1,1 mil funcionários seja voluntário.

CARREIRA
Linx Digital tem novo diretor de P&D

Marcelo Bufrem, ex-Lojas Renner e Accenture, está na empresa desde março.

NOVO UNICÓRNIO
VTEX capta mais US$ 225 milhões

De acordo com o Brazil Journal, anúncio oficial sai nos próximos dias.

COMEÇOU
Locaweb compra Social Miner

Essa é a primeira aquisição depois que a empresa anunciou R$ 431 milhões para onda de compras.

VAREJO
Allied contrata full outsourcing da Arklok

Ao todo, são mais de 5,5 mil itens fornecidos e gerenciados pela empresa de infraestrutura de TI.

INVESTIMENTO
Acesso Digital recebe aporte de R$ 580 milhões

Rodada série B da startup de biometria facial foi liderada pelo Softbank e pela General Atlantic.

BOLA DENTRO
Penalty: e-commerce em casa com VTEX

Marca trocou de plataforma e estratégia de gestão operacional, que antes era da FutFanatics.

MÓVEIS
Tok&Stok cria aplicativo com Kobe

Com e-commerce, plataforma tem recursos como busca com imagens e realidade aumentada.

ERP
Petlove adquire Vetus

Compra vem poucos meses depois do e-commerce receber um aporte de R$ 250 milhões do Softbank.

TENDÊNCIA
B3 vai virar a Nasdaq?

Uma fila de startups se prepara para fazer IPOs na bolsa brasileira.