Blackberry é o mais seguro, mas está afundando. Foto: flickr.com/photos/@N08

Tamanho da fonte: -A+A

Um estudo divulgado pela consultoria britânica Strategy Analytics concluiu que o Blackberry Enterprise Solution tem o menor custo total de propriedade e é a plataforma móvel mais segura.

Para a comparação, 10 usuários examinaram diferentes soluções, com aplicações de políticas em IL2, o padrão mínimo de segurança para os departamentos do governo do Reino Unido, secretarias de saúde e do governo local.

A Strategy Analytics avaliou a segurança do BlackBerry  7, iOS 5 da Apple, Symbian S60 e sistemas operacionais Windows Phone 7, empregando 11 principais ameaças atuais aos sistemas.

A solução BlackBerry provou ser a mais segura, sendo aprovada  em 10 das 11 categorias.

O estudo descobriu que o custo no primeiro ano de gerenciar com segurança não-dispositivos BlackBerry usando uma implantação arquitetura "Walled Garden" é 39% mais caro do que dispositivos BlackBerry, através do BlackBerry Enterprise Server (BES).

O relatório apontou ainda que a arquitetura de fim a fim da solução BlackBerry, incluindo a criptografia de dados, reduz o risco e oferece o melhor suporte para políticas corporativas de TI.

ADIANTA?

Mesmo com as comprovações que o sistema operacional do Blackberry ainda é o mais seguro no que tange à segurança dos dados, no segmento empresarial o aparelho também está perdendo sua popularidade para o iPhone e dispositivos com Android.

Recentemente, o Yahoo anunciou o fim do uso do Blackberry como telefone corporativo, liberando seus 12 mil funcionários para usar outros smartphones.

Cerca de 17 mil funcionários da agência de imigração do governo dos EUA também deixaram de usar o smartphone da Research in Motion, adotando o iPhone 5 como novo aparelho padrão.