MANUFATURA

3M do Brasil usa realidade virtual em treinamento

29/10/2020 13:34

Funcionários aprendem a fazer manutenção com tecnologia da SafeLive.

Treinamentos com realidade virtual são mais interessantes. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A 3M do Brasil está treinando funcionários da sua área de manutenção de máquinas com uso de tecnologia de realidade virtual da SafeLive, uma startup do grupo Construtivo.

Os funcionários estão usando óculos de realidade virtual da HTC e Acer, combinados com a solução da SafeLive, o que permite um melhor aprendizado de processos como limpeza, lubrificação e troca de peças. 

No processo presencial do treinamento, a prática era realizada em máquinas adaptadas e com partes de peças isoladas, ou seja, não refletia 100% a realidade, além de envolver problemas de deslocamentos.

“Enxergamos a possibilidade em realizar treinamentos para os colaboradores a qualquer momento, em turmas menores ou até mesmo individualmente, o que pode gerar melhores experiências de aprendizado e maior ganho de produtividade, além de evitar paradas de máquina e deslocamentos entre sites", pontua Carina Ramos, External Connections Developer da 3M do Brasil.

A próxima etapa do projeto desenvolvido pela startup será o conteúdo teórico em áudio e vídeo incluído no ambiente de realidade virtual, que substituirá apresentações hoje realizadas em Power Point. 

A expectativa é alta: reduzir o tempo do treinamento de 1 hora para 20 minutos, ao mesmo tempo em que a retenção de conteúdo sobe de 20% na média para 80% devido à qualidade da experiência.

Outra novidade será a inclusão de funcionalidades de gamificação, recurso que utiliza técnicas de jogos e deverá indicar aos colaboradores seu grau de evolução de aprendizado, sem depender da análise de um orientador presencial.

O projeto é realizar 60 treinamentos diferentes pelo sistema de realidade virtual, impactando cerca de mil funcionários da 3M.

A aproximação entre SafeLive e 3M se deu pelo  programa governamental Conecta Startup Brasil, que incentiva empresas em estágios iniciais a fazer negócios com grandes organizações. 

A SafeLive é uma spin off da Construtivo, cujo carro chefe é o Colaborativo, um software que ajuda empresas que tocam grandes obras a gerenciar fluxos de trabalho, hoje com 40 mil usuários em 100 clientes, incluindo nomes como Voith, Rumo e Belo Monte.

A empresa também atua com software de CAD e BIM, com os quais as empresas fazem projetos e gerenciam informação, em parceria com a Autodesk, o que tem a ver com o business da SafeLive, que também é baseado em visualização de arquivos tridimensionais.

Veja também

MÓVEIS
Tok&Stok cria aplicativo com Kobe

Com e-commerce, plataforma tem recursos como busca com imagens e realidade aumentada.

FUTURO
Tecnologias para ficar de olho em 2020

De RPA até reconhecimento de voz, passando por podcasts e inteligência artificial.

RH
Nestlé usa gamificação com Pushstart

O sistema será utilizado na seleção de trainees para 2020.

SEGURADORA
Allianz Partners capacita prestadores com Beedoo

Plataforma para quem atende demandas de assistência 24h conta com chatbot baseado no IBM Watson.

LABS
Tivit investe R$ 20 milhões em hub de inovação

Projeto teve início em fevereiro e espaço físico deve ser inaugurado no final do ano.

FUTURO
TI aplicada à logística: tendências e a revolução 4.0

A base do modelo é tecnológica, mas mais do que tecnologia, é preciso mudança de modelo mental, de negócios e cultural.

INOVAÇÃO
USP terá hub voltado à construção civil

Com R$ 8 milhões em investimentos, projeto deve entrar em funcionamento no início de 2021.

CONSTRUÇÃO CIVIL
Lyx Engenharia gere obras com Mobuss

Solução da Teclógica digitalizou processos como auditoria, documentação e acesso à obra.