Quando a Information Builders foi fundada, essas moças estavam na moda. Foto: https://www.flickr.com/photos/eklektikos

A TIBCO comprou a Information Builders, uma companhia de análise de dados cuja história remonta aos anos 70, por US$ 1 bilhão.

A Information Builders é especialista em tecnologia que permite integrar dados espalhados por plataformas de mainframe, cliente servidor e arquiteturas web.

A tecnologia da empresa ainda é atual. O Gartner situou a Information Builders no quadrante Visionários do seu famoso Quadrante Mágico para o segmento de Qualidade e Integração de dados.

https://www.globenewswire.com/news-release/2020/09/08/2090175/0/en/Information-Builders-Named-a-Visionary-in-Gartner-Magic-Quadrant-for-Data-Quality-Solutions-and-Magic-Quadrant-for-Data-Integration-Tools.html

Com a compra, a TIBCO, que também atua com análise de dados, ganha acesso a um portfólio de clientes de grande porte, com as quais a Information Builders tem relação de longa data.

Eles incluem no Brasil grandes nomes, como é de se esperar de organizações que ainda tem mainframes. Em 2017, a lista de clientes da Information Builders no Brasil incluía Dataprev, Vivo, Petrobras e Telefónica.

Apesar dos grandes nomes, que provavelmente seguem na carteira da Information Builders, a presença da empresa no país é mínima, composta por dois funcionários e quatro parceiros, entre revendedores e distribuidores.

A TIBCO é um pouco mais recente, mas também não é nenhuma novata. A empresa foi fundada ainda na bolha da Internet, em 1997, com foco em distribuição de informação sobre o mercado financeiro.

Em 2014, a empresa fechou o capital ao ser comprada por um fundo por US$ 4,3 bilhões, iniciando uma série de compras, incluindo empresas com soluções de ciência de dados e tecnologia de processamento de dados em memória.

A empresa tem uma presença discreta no Brasil em termos de divulgação de clientes, mas, de acordo com o Linkedin, tem cerca de 50 funcionários na operação brasileira.