Adeus 2014. Foto: Gustavo Frazao / Shutterstock.
Essa é a época do ano das retrospectivas: todo mundo adora uma retrospectiva. Então, sem mais delongas, aí vai uma lista das três notícias mais lidas do Baguete em cada mês do ano, com os respectivos links.
Se você esteve em outro planeta nos últimos 12 meses essa é uma chance de ouro para se atualizar.
JANEIRO
A Marisa fechou um contrato para substituir parte da tecnologia da SAP implementada na varejista por ferramentas Oracle. Um mês depois, a empresa também implentou uma solução da Neurotech e em setembro outra da Tlantic, o que dá a entender que a Marisa está apostando em um ambiente de TI com soluções best of breed.
Projeto SAP no BB subiu no telhado?
Projeto de implementação de um sistema de recursos humanos da SAP no no Banco do Brasil, no Fundo de Pensão (Previ) e na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) travou (não houve novidades desde então, mas a SAP segue firme e forte na sua ofensiva no mercado financeiro).
Bruce Dickinson: metal, cerveja e TI
Bruce Dickinson, vocalista do clássico grupo de metal Iron Maiden, tem um lado consultor de TI. Foi o que descobriu quem foi na palestra dele na Campus Party - e os leitores do Baguete. A Campus Party, aliás, vai trazer Cris Anderson neste ano.
FEVEREIRO
Quando Porto Alegre terá a NFS-e?
Em fevereiro, a prefeitura de Porto Alegre falhou pela terceira vez em cumprir o prazo estabelecido por ela mesma para a implementação da nota fiscal de serviços eletrônica. Nossa matéria analisou a demora da capital gaúcha em implementar o serviço, em comparação com outras cidades, e, espero, ajudou a aumentar a pressão por uma solução, o que acabou acontecendo em novembro.
A SAP arrasou no segmento aéreo brasileiro em 2014. Em fevereiro, o Baguete revelou com exclusividade a decisão da TAM de migrar seu sistema SAP para a Oracle. Também detalhamos a complexa arquitetura financeira que permitiu à Sonda vender o mesmo projeto na Gol (com direito a foto de duas aeromoças para ilustrar a matéria).
No meio de um dos verões mais quentes dos últimos anos, o clamor por trabalhar de bermudas corria o Brasil. A Totvs liberou a vestimenta para os seus 5,5 mil funcionários.
MARÇO
Internacional compra ERP e CRM da Totvs
O Internacional fechou a aquisição de um sistema de gestão da Totvs em março. Meio de galhofa, este repórter afirmou que a dinâmica Grenal levaria o Grêmio a reatar as negociações com a SAP, reveladas com exclusividade pelo Baguete ainda em 2012. Dito e feito: o Grêmio fechou um projeto com os alemães meses depois.
Facebook recebia informações do BB
Alguns gênios do Banco do Brasil decidiram que era uma boa ideia integrar o Internet Banking do maior banco do país com o Facebook. Hisham Muhammad, um gaúcho de São Leopoldo atualmente fazendo doutorado em Informática na PUC-Rio, denunciou a prática (por meio de um post no Facebook) que poderia abrir à rede sociais informações importantes sobre a movimentação financeira dos correntistas. A integração foi desabilitada.
Em março, a Paquetá terminou um processo de escolha de ferramenta de gestão que vinha desde 2008. A Oracle venceu a parada da SAP, como o Baguete revelou com exclusividade. As primeiras entregas do projeto foram feitas meses depois.
ABRIL
Muitas coisas importantes aconteceram em abril. Uma delas com certeza não foi o acordo com da TV Bandeirantes com o canal Sex Prive para lançar o Clube Erótico, um serviço streaming online para conteúdo adulto. Mesmo assim, foi a notícia mais lida do mês. Seus safadinhos.
ERP: segue a batalha Totvs x SAP
Tradicional pesquisa sobre o mercado de ERP da Fundação Getúlio Vargas mostrou pouca modificação em termos de participação de mercado entre SAP e Totvs. A Totvs segue dominando a base da pirâmide, enquanto a SAP controla o topo.
Santander leva Getnet por R$ 1,1 bilhão
O banco espanhol fechou em abril a aquisição da processadora de cartões gaúchas, um negócio de R$ 1,1 bilhão que certamente é o maior já fechado no segmento de tecnologia do Rio Grande do Sul. Matérias posteriores do Baguete cobriram as repercussões da compra,uma operação de grande impacto no ecossistema de TI do estado.
MAIO
CEO da Cisco: vem aí um apocalipse na TI
Quem pode resistir a uma matéria prevendo o “apocalipse na TI”? Muito pouca gente deixou de clicar nessa matéria com o CEO da Cisco, John Chambers, prevendo um futuro negro para dois dos cinco maiores players do mercado: Cisco, IBM, Microsoft, Oracle e HP.
Artecola elimina gerência de TI
A Artecola eliminou o cargo de gerente de TI do seu organograma. A decisão do grupo de empresas sediadas em Campo Bom com negócios na área de adesivos e laminados, equipamentos de proteção individual e plásticos de engenharia, chamou a atenção do mercado, mas não foi a primeira nesse sentido noticiada pelo Baguete. A verdade é que o mercado para CIOs no Rio Grande do Sul parece estar encolhendo, por uma combinação da movimentação das decisões para fora do estado após aquisições, a substituição de profissionais tarimbados por executivos menos experientes e a pura e simples extinção dos cargos.
Sorria: você pode estar sendo recrutado
A Adaptworks – empresa brasileira de treinamentos para a área de TI – está usando as interações de profissionais em fóruns técnicos como uma ferramenta de recrutamento. A meta era chegar ao final de 2014 monitorando 1 milhão de perfis.
JUNHO
Em junho, em plena febre da Copa do Mundo, as três matérias mais lidas tiveram que ver com a competição. A primeira delas falava em uma falha no site da Fifa que permitiu a hackers "furar a fila" e conseguir os desejados ingressos.
A segunda matéria mais lida também tinha que ver com a Copa: o uso pioneiro feito pela seleção alemã da plataforma de computação em memória da SAP, o Hana (alguns meses depois, o Grêmio anunciaria um projeto similar). Nem o software mais complexo poderia prever no que viria pela frente...