TV por assinatura registra queda. Foto: divulgação.

O Brasil encerrou dezembro com 19,58 milhões de acessos de TV paga, redução de 226,6 mil acessos na comparação com novembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Conforme aponta matéria da Reuters, a América Móvil, que reúne Claro, Embratel e NET, permaneceu na liderança do mercado, com uma fatia de 51,99% do mercado, ante 53,01% em novembro.

Na segunda colocação ficou a Sky/DirecTV, com 28,81% frente a 28,48% no mês anterior. A Oi foi a terceira colocada com 6,65% (6,08 por cento em novembro), seguida pela GVT -adquirida pela Telefónica, controladora da Vivo, no ano passado- com 4,5% de participação, frente a 4,4% em novembro.

A Telefônica Brasil ficou em quinto, com 3,93%, perto de 3,84 por cento em novembro. Na comparação com dezembro de 2013, o mercado crescem em 1,56 milhão de acessos, segundo os dados da Anatel, o equivalente a um crescimento de 8,7 % sobre o ano anterior. ano contra ano.

Na comparação anual, a participação da América Móvil teve a maior queda, de 53,61% para 51,99% a SKY/Directv caiu um ponto percentual, enquanto a Oi ganhou mercado, passando de 4,60% um ano atrás para 6,65% este ano.

A GVT foi outra com crescimento, embora tenha crescido timidamente de 3,76% para 4,5%. Já a Telefônica Brasil, agora detentora da GVT, aumentou sua fatia de 3,3% para 3,93%.

A Anatel informou que os números da América Móvil foram afetados pela queda da base de assinantes da Claro TV em dezembro de 2014. Em resposta, a Claro TV disse que a queda ocorreu devido à retirada de clientes inadimplentes de sua base.