BI

Nakata Automotiva adota Qlik Sense

30/01/2017 12:06

 A solução de análise de dados foi implementada com apoio da Toccato.

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, adotou o Qlik Sense. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, adotou o Qlik Sense com o objetivo de otimizar o sistema de controle de mercadorias. A solução de análise de dados self-service foi implementada com apoio da Toccato, revenda da Qlik.

Com o uso do Qlik Sense, a equipe comercial da empresa obtém atualização de informações estratégicas das vendas diariamente em todo o Brasil. 

“Em um mercado com constante aumento da diversificada frota circulante de veículos, as análises em tempo real das vendas são importantes indicadores para atender a demanda de forma mais ágil”, comenta Cleber Rodrigues, gerente de TI da Nakata.

Já o time responsável pelas análises está focado hoje em avaliações mais estratégicas, que permitem definir quais produtos serão fabricados com base na demanda das vendas. 

“Isso gera estoques menores, mais precisos e com maior rotatividade. Descobrimos, nessa experiência, que o Qlik Sense é mais do que um BI. Ele traz flexibilidade, rapidez, alta disponibilidade, além de ter uma excelente usabilidade”, completa Rodrigues.

No Qlik Sense, os dashboards são desenvolvidos automaticamente a partir da escolha de dados e cruzamentos.

“Por conta disso, é essencial garantir que todos os números estejam corretos e que toda a companhia utilize os mesmos parâmetros. O Qlik Sense permite que a TI da Nakata mantenha os dados aprovados pré-carregados em uma coluna lateral. Com as informações disponíveis para todos, cabe a cada colaborador cruzá-las e realizar suas próprias descobertas”, destaca Eduardo Kfouri, VP da Qlik para América Latina. 

A companhia implementou o software de análise de dados com a consultoria da Toccato, que também foi responsável pela definição de indicadores-chave e treinamento do time de suporte. 

Além da área comercial, já em operação, o Qlik Sense está em fase de implantação em setores de produtos, controladoria e financeiro. Além disso, outros setores, como o de recursos humanos, estão nos planos da empresa. 

No total, serão 18 módulos de implementação do Qlik Sense na Nakata.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Com mais de 700 clientes, atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de 90 canais. 

A companhia está sediada em Florianópolis, com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Brasília, Minas Gerais, Fortaleza e Campinas

Além da Toccato, também são distribuidoras no país as paulistas Inteligência de Negócios (IN) e Nórdica. A IN tem mais de 500 clientes e filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. A Nórdica tem um número igual, com operação apenas em São Paulo.

Veja também

BI
Vitopel adota Qlik com IN

A Vitopel adquiriu 60 licenças do QlikView.

BI
Inteligência de Negócios tem EAD de Qlik

Novidade é um reforço na atuação educacional do distribuidor.

BUSINESS INTELLIGENCE
AACD adota Qlik com Toccato

A Qlik forneceu a infraestrutura para o projeto e a Toccato fez a implantação voluntariamente.

TOCCATO
Madero adota BI com Qlik

A rede de restaurantes dobrou de tamanho nos últimos dois anos, chegando a 80 unidades.

BI
Gran Mestri adota Qlik Sense

O projeto foi desenvolvido pela H2J Innovative Solutions, revenda da Toccato.

BI
Qlik adquire Idevio

A partir da compra, a companhia de BI aumenta seu portfólio com o Qlik GeoAnalytics.

BI
Unimed-BH adota Qlik com Toccato

A empresa implementou o QlikView com apoio da Aditi, canal de vendas da Toccato.