O Banpará conta hoje com mais de 500 mil clientes. Foto: Divulgação.

O Banpará (Banco do Estado do Pará adotou a nGeniusOne Service Assurance Platform, da Netscout, com o objetivo de garantir a disponibilidade de seus serviços num quadro de expansão de negócios e contínuo crescimento de sua infraestrutura.

Fundado há 57 anos, o Banpará cresceu mais nos últimos sete de sua história do que nos primeiros 50. Com apenas 42 agências em 2011, o banco hoje está presente em todos os 144 municípios do estado e oferece também serviços digitais a seus clientes.

Com isso, o banco precisou ampliar sua infraestrutura de TI, investindo em novas soluções que garantissem seu crescimento e um maior portfólio de serviços.

“A qualidade dos serviços que a Netscout vem oferecendo supera as expectativas do banco, e nos leva a fortalecer essa parceria. Temos certeza de que qualquer expansão que o banco faça em sua rede, em seus serviços, deverá contar com o monitoramento eficaz da Netscout, que permite consolidar os serviços que o banco oferece”, diz Eugênio Pessoa, diretor de tecnologia do Banpará.

O crescimento do banco e a realidade do mercado financeiro exigiam um controle tecnológico que ultrapassava em muito os recursos dos sistemas legados. Para manter a disponibilidade dos serviços do banco e a comunicação IP sem interrupções e segura era preciso atualizar sua infraestrutura. 

Assim, o Banpará viu a necessidade de monitorar o tráfego em toda sua rede. 

O banco buscava uma estrutura de monitoramento proativa que permitisse a identificação de situações de degradação antes de ocorrer indisponibilidade da rede. Depois de passar por provas de conceito, a Netscout foi escolhida.

A plataforma nGeniusOne permite que as equipes de TI do Banpará identifiquem a causa dos problemas de desempenho que afetam aplicativos em todo o ambiente do banco. 

O Banpará conta hoje com mais de 500 mil clientes.