INOVAÇÃO

Vice-presidente da Natura assume Anpei

30/04/2014 13:47

Gerson Valença Pinto, vice-presidente de inovação da Natura, assume a entidade até 2016.

Gerson Valença Pinto, novo presidente da Anpei.

Tamanho da fonte: -A+A

O vice-presidente de inovação da Natura, Gerson Valença Pinto, foi eleito o novo presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). 

A eleição foi realizada no domingo, 27, em São Paulo. 

Na mesma ocasião, o diretor de engenharia para aviação executiva da Embraer, Humberto Luiz de Rodrigues Pereira, foi eleito o novo vice-presidente da entidade. Ambos terão mandato de dois anos.

Gerson substitui Carlos Eduardo Calmanovici, que esteve na liderança da entidade de 2012 até 2014 e é gerente de inovação da Odebrecht Agroindustrial.

O ex-presidente é engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse, na França.

Gerson Pinto é graduado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Liderou frentes de inovação em empresas como Unilever e Johnson & Johnson, e atualmente ocupa a vice-presidência de inovação da Natura Cosméticos. Possui experiência na estruturação de centros de inovação no Brasil, Índia, China, Cingapura e Xangai, além de países da América Latina.

"O Brasil precisa sonhar um sonho maior. Precisamos ter mais força internacional, fazer a roda da inovação e da economia girar mais rapidamente. Para isso, temos de articular melhor os atores do sistema nacional de inovação", disse Gerson Pinto logo após ser eleito. 

Os novos dirigentes destacaram também o bom posicionamento da Anpei no sistema nacional de inovação e sua influência nas decisões relacionadas às políticas públicas para essa atividade. 

"Vamos promover discussões e interação entre nossos associados e levar suas posições para um debate mais amplo e mais integrado às questões de inovação no Brasil", acrescentou Gerson.

O novo vice-presidente, Humberto Luiz de Rodrigues Pereira, é graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Engenharia Mecânica e tem especialização em Estruturas Aeronáuticas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Atualmente é diretor de engenharia da Embraer para aviação executiva e é membro do conselho do Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer em Melbourne, na Flórida, Estados Unidos. Em 2001, Pereira se tornou membro do Comitê Consultivo para Regulamentação da Aviação no âmbito internacional (ARAC - Aviation Rulemaking Advisory Committee).

A Anpei também elegeu novos membros para compor seu quadro de diretores: Fábio Lopes Bueno Neto (24x7); Filipe Miguel Cassapo (Sistema Fiep); João Guilherme Braga (Whirlpool); Luis Cassinelli (Braskem); Rafael Pedro Pellicciotta (Elekeiroz); Sebastião Lauro Nau (WEG); Taíla Andrade Lemos (Gentros). Eles terão um mandato de dois anos.

A Anpei foi criada em 1984 e está sediada em São Paulo.

Veja também

P&D
Elizabeth Ritter é reeleita diretora da Anpei

Diretora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUC-RS foi reeleita na associação para o biênio 2013-2015.

PROJETO DA PUCRS
CrowdSim leva prêmio de inovação

O CrowdSim é capaz de simular a evacuação em locais com grande aglomeração de pessoas.

AUTOMAÇÃO
GS1: 30 anos e centro de inovação no país

Entidade está de mudança para uma nova sede em São Paulo, que contará com um Centro de Inovação e Tecnologia.