Mais de 5,1 mil unidades do Kwid já foram vendidas pelo K-Commerce. Foto: Divulgação.
A Renault do Brasil utilizou a plataforma Hybris E-commerce Solution, da SAP, para lançar o K-Commerce, plataforma de comercialização do modelo Kwid que agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto
“A Renault nos trouxe um projeto e nós ‘compramos’ a ideia. Nós nos dedicamos para atender todas as necessidades, especialmente o prazo. Foi um desafio que provocou nossa equipe a buscar soluções ainda mais inovadoras e a criar novos processos internos que nos garantiram a agilidade que o cliente precisava”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.
O projeto foi desenvolvido em 44 dias, a partir do uso de metodologias ágeis.
Até o momento, o K-Commerce já registrou mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5,1 mil unidades do Kwid já foram vendidas pelo K-Commerce.
“O Kwid é um veículo inovador desde o seu projeto e da sua pré-venda, que superou em quatro vezes o volume de reservas esperado. Entendemos o que os clientes desejavam e, dando continuidade a essa trajetória, apresentamos o K-Commerce, a inovadora e mais completa plataforma para a compra de um veículo”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.
O K-Commerce inclui funcionalidades como pagamento à vista ou com financiamento pelo Banco Renault; aprovação on-line do financiamento; pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários; emissão de boleto para pagamento e acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.
A ferramenta oferece previsão de entrega do Kwid, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária.
Seguindo a metodologia ágil, foi mobilizado um time interno com representantes de cinco diretorias da Renault: TI, marketing, vendas, rede & supply chain e pós-venda.