Setor de materiais de construção conta com cerca de 134 mil lojas no país. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e a Conecta, startup de Santa Catarina, desenvolveram uma plataforma para mapear todas as obras em andamento no país a partir de Big Data.

Batizada de Conecta Obras, a ferramenta busca facilitar o acesso à informação para os comerciantes, que podem conferir as regiões onde há maior concentração de obras, mais demanda e para quais produtos, entre outras informações. 

“A gente quer levar informação para os comerciantes para que eles possam depender menos das oscilações de mercado e tenham uma visão mais ampla do setor, entendendo o que seus clientes precisam e, assim, traçar as melhores estratégias de negócio”, afirma Mariano Koerich, diretor de novos negócios da Conecta Obras.

Além do mapeamento, a ferramenta conta com outros recursos para auxiliar nos negócios, como o Clube Conecta, um clube de benefícios que permite criar um programa de cashback personalizável. 

Outra funcionalidade é o Cadastro Positivo, que permite identificar tanto os clientes com maior potencial quanto os devedores.

As empresas também podem realizar ações de marketing na plataforma, com disparos de SMS e e-mails para os clientes, anunciando promoções e outros materiais de divulgação estratégicos.

“Nosso modelo de negócio já está ficando ultrapassado. Hoje, as pessoas querem ter uma experiência de compra e esperam agilidade e rapidez no atendimento. Se já podemos pedir comida por aplicativo, pedir caronas e até alugar casas com apenas alguns cliques, por que para fazer uma obra seria diferente?”, questiona Geraldo Defalco, presidente da Anamaco.

A Conecta Obras é exclusiva para associados Anamaco e os interessados devem entrar em contato com a entidade, que fornece os dados de acesso.

Fundada em dezembro de 1984, a Anamaco representa o setor de material de construção, que conta com cerca de 134 mil lojas em todo o país.