MOBILIDADE URBANA

Acre: parquímetros solares da Digicon

30/05/2014 17:05

A previsão é implantar 65 parquímetros para gerenciar mais de 1,7 mil vagas.

Rio Branco é a primeira cidade do norte do Brasil a implantar o Street. Foto: flickr.com/photos/fotosdoacre.

Tamanho da fonte: -A+A

Rio Branco vai ser a primeira cidade da região Norte do Brasil a receber a solução Parquímetro Street. Até o final do ano, a tecnologia desenvolvida pela Digicon irá controlar as vagas de estacionamento rotativo da cidade. 

A implantação e a operação dos equipamentos serão feitas pela empresa Serttel, vencedora da licitação.

A previsão é implantar 65 parquímetros para gerenciar mais de 1,7 mil vagas na região central e centros comerciais de Rio Branco. 

A primeira fase irá iniciar com 35 equipamentos, que devem começar a ser instalados no final de junho. 

O projeto prevê a expansão para outros locais de grande movimentação de veículos e pessoas na capital.

O Parquímetro Street permite a compra automática do tíquete. A solução aceita pagamento através de moedas ou por meio de um cartão recarregável. 

Com um painel solar, a tecnologia amplia em até duas vezes a autonomia da bateria recarregável, ou seja, possui um consumo autossustentável de energia.

Um software de gestão recebe as informações operacionais dos equipamentos instalados através de GPRS (tecnologia celular sem fios). 

O diretor da divisão de mobilidade urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, informa que esse sistema vai controlar adequadamente o uso dos espaços públicos.

“Os parquímetros organizarão as vagas de estacionamento de forma inteligente, isso permite que mais pessoas possam utilizar estes locais”, reforça.

 A Digicon desenvolveu uma linha de negócios voltada a este mercado em 2003. Atualmente são quase 3 mil equipamentos em 50 cidades, distribuídas por nove estados brasileiros, controlando mais de 65 mil vagas. 

A divisão de mobilidade urbana da Digicon tem previsão de crescer 15% em 2014. O segmento representa 40% no faturamento total da empresa, que estimou uma receita de R$ 60 milhões para 2013.

O município de Santo André, no ABC paulista, começou em março um processo de implantação de 59 parquímetros solares da empresa.

No final do ano passado, a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, também implantou esses equipamentos para administrar 1,2 mil vagas.

Veja também

ZONA AZUL
Digicon: Santo André tem parquímetros solares

Cidade do ABC paulista está implantando 59 equipamentos para gerenciar 4 mil vagas. 

CONTROLE DE ACESSO
Digicon: catracas para o novo Beira-Rio

109 catracas motorizadas foram adquiridas para o projeto de modernização do estádio.

MOBILIDADE URBANA
Digicon: semáforos sonoros em Franca

Município investiu R$ 43 mil em 12 semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais.

TRANSPORTE PÚBLICO
Autoatendimento em São Vicente com Digicon

Foram implantados dez novos terminais de autoatendimento no modelo DG 830.

TRANSPORTE URBANO
São José do Rio Preto: e-ticketing com Digicon

As passagens tradicionais foram substituídas por um smartcard para uso nos 240 veículos da cidade.

TRÂNSITO
Digicon: parquímetros solares em Macaé

Município instalou 56 parquímetros painel solar, que administrarão 1,2 mil vagas.

Benner contrata diretora para crescer em cloud

A Benner Sistemas, fornecedora de ERP com sede em Blumenau e mais de 3,9 mil instalações realizadas em clientes de todo o Brasil, acaba de contratar Elisângela Laumann como diretora de Desenvolvimento de Software.

A executiva, que tem mais de 13 anos de experiência na área de desenvolvimento, vinda de empresas como Datasul e Totvs, vai atuar na unidade blumenuense e será responsável por reestruturar os processos de seu setor e as equipes de atendimento no Sul.

Aposta nas nuvens

Ex-Digicon na gerência de canais da Benner

Vera Lúcia Silva é a nova gerente de canais da Benner Sistemas, brasileira especializada em fornecimento de software de gestão empresarial.

Anteriormente, a executiva ocupava a posição de gerente de administração de vendas e canais no Grupo Digicon, além de ter passado pelas gerências da Telemática Sistemas e Senior Sistemas.