Guido Kirst.

A CGK, parceira gold da Adobe sediada em Porto Alegre, acaba de completar 30 anos de atuação.

É um feito notável, ainda mais levando em conta que a companhia é a segunda vida profissional de Guido Kirst na área de TI.

Seu Guido, como é conhecido no meio de tecnologia do Rio Grande do Sul, fundou a empresa em 1987, depois de se aposentar da Petróleo Ipiranga, onde era gerente de sistemas.

Kirst foi o primeiro profissional a ocupar o cargo na empresa gaúcha, contratado em 1967 para treinar as equipes e operar o primeiro computador adquirido pela organização, um NCR 315.

Na época, o equipamento era usado por poucas empresas no país. Foram 18 meses até a chegada no país da máquina, dividida por 10 empresas no Rio Grande do Sul.

Kirst é um pioneiro do setor de TI gaúcho. Vindo de uma carreira na área de educação começada em 1995 como professor de matemática e inglês no Ginásio Cristo Rei, em Estrela, foi também professor do primeiro curso de processamento de dados na Colégio Estadual Henry Fayol, posteriormente Diogo de Souza, entre os anos de 1969 e 1984.

Além disso, foi um dos fundadores nos anos 60 da Sucesu-RS, uma entidade de intercâmbio de conhecimentos entre usuários de informática que presidiu por 8 anos.

Iniciada com um contrato com Petróleo Ipiranga, hoje a CGK é uma história de sucesso. 

"Iniciamos como uma consultoria de implantação de sistemas e treinamento em informática. Fui chamado para atender a muitas empresas de conhecidos, que haviam sido meus alunos ou pais de alunos, como Grupo Plínio Fleck, Rudder e Ipiranga", explica Kirst. “Informática era um mercado em construção, as companhias ainda não sabiam muito bem como utilizá-la. Cheguei a dar cursos de Informática para executivos só para ensinar a gestores o que eles poderiam fazer com um computador", conta Kirst. 

Hoje a CGK tem uma forte presença com tecnologia da Adobe no segmento de educação.

A empresa fechou um negócio inédito no país nesse segmento, com a compra em consórcio de 10 mil licenças de softwares da Adobe por oito universidades gaúchas.

“Todas as universidades atendidas têm o que existe de melhor da Adobe, incluindo soluções para web, vídeo, imagem, além de serviços e suporte, todos prestados pela Adobe através da CGK”, destaca Kirst. 

Recentemente a CGK criou um  e-commerce, que facilita a compra de produtos por empresas de todos os portes e segmentos, além de incrementar o portfólio com soluções de documentação eletrônica, entre outras. 

A CGK também lança em 2017, quando a meta é crescer 25% sobre 2016, seu Portal de Treinamentos Online.

Ninguém consegue parar o Seu Guido.