CRISE

Caxias do Sul parou de piorar

30/06/2016 17:36

Houve crescimento na comparação mês a mês.

Centro de Caxias do Sul. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A boa notícia é que a economia de Caxias do Sul parou de piorar.

De acordo com um levantamento do CIC e CDL divulgado nesta quinta-feira, 30, o PIB da cidade na Serra Gaúcha que é um dos motores econômicos do Rio Grande do Sul teve uma alta de 1,9% em maio, na comparação com abril. 

O comércio apresentou o melhor desempenho, com alta de 10%, enquanto a indústria cresceu 1,6%. Os serviços, porém, tiveram queda de 2% em suas atividades no período.

A má notícia é que a crise na cidade é brutal. Na comparação com maio de 2015, a economia caxiense, no entanto, registrou queda de 9,2%. 

No acumulado dos últimos 12 meses, a queda foi maior: menos 18,25%. No acumulado de janeiro a maio também houve redução, dessa vez de 12,4% na economia local.

Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt, mesmo que em nível ainda bastante baixo, a economia vem se estabilizando. “Parou de piorar”, afirma Schmitt. 

Ele também acredita que o fato de as compras e vendas industriais apresentarem altos índices de redução no ano de 2016 significa que as indústrias estão consumindo os estoques, e esse comportamento sempre precede a retomada da produção.

De meados de 2014 até agora Caxias do Sul amargou a perda de 20 mil empregos, e isso é muito ruim. O auge do desemprego foi em 2015. Agora, esse ritmo vem caindo. A redução do emprego deverá continuar por algum tempo, mas em ritmo menor”, comentou Astor Schmitt.

Veja também

POLÍTICA
Vereadores de Caxias aumentam salário

A proposta foi aprovada por 14 votos a 6 na sessão desta quinta-feira, 18.

PRESSÃO
RS suspende ICMS de TI

A medida foi prometida pelo secretário-adjunto da Fazenda do RS, Luiz Antonio Bins.

REFORMAS
Meirelles: o momento é aqui e agora

O ministro da Fazenda falou sobre a proposta de agenda de restrição fiscal de longo prazo no Ciab.