Foram instaladas 120 antenas nas unidades fabris. Foto: divulgação.

A Fortlev, indústria de soluções para armazenamento de água, adotou as soluções da Aruba, empresa da Hewlett Packard Enterprise (HPE), para a implementação de uma nova rede indoor e outdoor.

De acordo com a empresa, a ideia era garantir a mobilidade dos escritórios e de suas oito fábricas espalhadas pelo país, o que pedia uma rede com vida útil mais longa, maior controle da gestão e mais segura, com a possibilidade de criar segmentações de público e segregação de redes.

A Fortlev havia expandido suas fábricas e a tecnologia anterior ficou desatualizada, com as antenas Wi-fi no fim da vida útil, então uma de suas solicitações era não ficar refém de produtos que deixam de ser atualizados e precisam ser substituídos.

Para atender à demanda da empresa, foram instaladas 120 antenas indoor e outdoor nas unidades, com autenticação automática de usuários via ClearPass.

Também foi implantado o gerenciamento proativo da rede com o AirWave, plataforma desenvolvida exclusivamente para os dispositivos e aplicativos móveis.

A empresa criou uma rede exclusiva para visitantes e implementou um formulário de cadastro on-line na rede, já de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), oferecendo o acesso com tráfego segregado e controlado. 

Para simplificar o processo de conexão, o acesso ao portal foi divulgado por meio de um QR Code que fica disponível nas salas de recepção e de reuniões.

Antes da atualização da rede, a Fortlev não oferecia acesso ao Wi-Fi para visitantes e funcionários por questões de segurança. 

No caso dos executivos, agora não é mais necessária a autenticação em cada fábrica que visitam.

"Oferecer uma rede Wi-Fi sem falhas de cobertura, com acesso simplificado e seguro é essencial para a experiência do usuário. Com as soluções da Aruba, a empresa conciliou a alta performance com o bom custo-benefício de ferramentas automatizadas e de vida útil longa", afirma Luiz Figueiredo, territory manager da Aruba.

Com as soluções instaladas, a Fortlev pretende ir além em sua estratégia de Indústria 4.0, que já inclui a internet das coisas (IoT). Entre os próximos passos possíveis, estão o inventário eletrônico e o monitoramento de ativos, entre outras aplicações.

A Fortlev atua desde 1989 e conta com unidades fabris nos estados do Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Goiás.

Fundada em 2002 nos Estados Unidos, a Aruba foi adquirida pela HP em 2005 por US$ 2,7 bilhões. Em 2018, a empresa faturou US$ 2,9 bilhões.