Aeroporto da "Capital do Norte" volta a funcionar. Foto: flickr.com/photos/juniorjosepha

Tamanho da fonte: -A+A

Após paralisar suas operações por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil, o aeroporto Lauro Kourtz, de Passo fundo, voltou a funcionar nesta segunda-feira, 30.

Na última sexta-feira, 27, a Anac informou a Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS que havia enviado uma solicitação para cancelamento das restrições de operação.

Conforme matéria do jornal O Nacional, a Anac havia apontado que as condições de emergência não eram adequadas para que um avião do porte do utilizado pela empresa Avianca operasse no local

A Seinfra readequou a escala dos bombeiros, com a exigência de um bombeiro em cada turno com treinamento na área, além de providenciar a instalação de outros equipamentos de radiocomunicação.

O último curso especializado em combate de incêndios em aeronaves foi realizado 1996, quando 20 bombeiros participaram da formação e somente seis ainda estão na corporação, diz o site.

A exigência da Anac é que 40 bombeiros realizem o curso nos próximos meses.

No sábado, 28, a Avianca recebeu uma notificação que autorizava novamente a realização da rota aérea entre o município gaúcho e São Paulo.

Conforme a companhia, a venda das passagens já foi retomada. Neste trajeto, a Avianca realiza um voo por dia, com saída às 15h15 e previsão de chegada em Guarulhos às 16h40.