Alibaba dá um oi para o mercado mundial. Foto: Pexels.
O Alibaba Cloud, operação de computação na nuvem da gigante chinesa Alibaba, é o provedor que mais cresce, com um incremento de receita de nada menos que 92,7% entre 2017 e 2018.
Os dados são da última análise do Gartner sobre o mercado de IaaS.
Com uma receita de US$ 1,2 bilhão e uma participação de mercado de 7,7%, os chineses já estão próximos da Microsoft, que tem uma receita de US$ 3,1 bilhão (alta de 60,9%) e 12,7% de mercado.
Os dois ainda são anões em relação a AWS, que tem uma receita de US$ 12,2 bilhões e 49,4% do mercado. A AWS, no entanto, cresce mais devagar: 26,8%.
O Alibaba Cloud tem seu principal mercado na China, mas vem crescendo em outros países do sudoeste asiático e na Índia.
De acordo com a análise do Gartner, o Alibaba não deve ter uma presença muito influente no Europa e nos Estados Unidos, mas tem recursos para atrapalhar os planos de expansão de AWS e Microsoft nos mercados onde ela já está presente.
Será interessante ver nos próximos anos qual vai ser a estratégia da Alibaba no Brasil, um mercado de menor porte, mas onde aparentemente a competição ainda não tem uma posição tão cimentada.
Em junho, o UOL Diveo, uma das maiores empresas brasileiras de data center e tecnologia, se tornou parceira de cloud dos chineses no Brasil.