A linguagem Clojure é utilizada na indústria por empresas como Walmart e Puppet Labs. Foto: Pexels.

O Nubank realizará neste final de semana, 31/08 e 01/09, o Clojure South, primeira conferência sobre a linguagem de programação funcional Clojure da América Latina.

Em parceria com AWS e Cognitect, o evento trará ao Brasil alguns dos maiores especialistas na linguagem de programação, que é utilizada pelo Nubank. 

No total, serão 28 palestras realizadas por Edward Wible, cofundador e CTO do Nubank; funcionários da empresa e convidados como os americanos Stuart Halloway, Stuart Sierra e Anjana Vakil; o alemão David Chelimsky; o búlgaro Bozhidar Batsov; e os africanos Alexander Oloo e Daouda Traore.

Dentro do time brasileiro de palestrantes está Leonardo Borges, autor do livro Clojure Reactive Programming - How to Develop Concurrent and Asynchronous Applications with Clojure. A programação também conta com a consultora e desenvolvedora de software Julia Naomi, autora do livro Programação Funcional e Concorrente em Rust.

O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre palestrantes, participantes e a comunidade de tecnologia. São esperadas cerca de 350 pessoas nos dois dias de evento. 

Clojure é um dialeto da linguagem de programação Lisp criado por Rich Hickey. A linguagem é utilizada na indústria por empresas como Walmart e Puppet Labs. O suporte comercial para Clojure é fornecido pela Cognitect.