INFRA

Automação de cargas de trabalho com HPE Synergy

30/08/2021 09:37

A infraestrutura precisa se metamorfosear para entregar padronização e agilidade.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Repetição! Repetitivo! Já vi esse filme! Acho que essas palavras, hoje em dia, soam um tanto quanto negativas, como algo não desejado, esperado ou auspiciado. Nosso cérebro quando aprende uma nova habilidade passa a trabalhar de forma automática, ou piloto-automático (default mode). O grande risco apontado por um estudo da Universidade de Cambridge1 é que, naturalmente, quando entramos nesse piloto-automático, nosso cérebro baixa a guarda, ou seja, trata aquela função como uma atividade sem necessidade de muita concentração.

Para equipes de TI, que sofrem diariamente com reduções orçamentárias, fazer mais com menos é um mantra um tanto quanto indesejado. Um administrator de Sistema passa mais tempo do seu dia realizando ações simples e repetitivas do que instigando seu intelecto a novos desafios. Se essas ações são feitas de forma automática, é muito provável que mais cedo ou mais tarde, alguma coisa possa ser feito sem a devida atenção, e erros, inevitavelmente, irão ocorrer.

Por isso, cada vez mais buscam-se ferramentas e metodologias de automação dessas tarefas. Ao contrário do cérebro humano, uma máquina (computador + código/programa) é milhões de vezes mais eficiente para executar tarefas repetitivas. 

Essa automação só é possível e eficiente se tiver um arcabouço tecnológico de plataforma de infraestrutura que consiga entregar padronização e agilidade. Gosto de dizer que a infraestrutura precisa se metamorfosear para garantir a entrega desses serviços. Mas para isso, é necessário que atenda a 3 características:

  • Poder se alocar e desalocar quando e como precisar. (Recursos de infraestrutura fluídos);
  • Garantir integração com de cargas de trabalho definidos através de software. (Software-Definied Intelligence);
  • Possuir APIs de comunicação unificadas.

Esse metamorfismo da infraestrutura na HPE recebe o nome de “Composable Infrastructure” ou Composability. Os principais ganhos que nossos clientes obtêm com essas tecnologias são:

  • Automação das operações do dia a dia;
  • Subir cargas de trabalho com velocidade e escala;
  • Uma infraestrutura para qualquer workload;
  • Desenvolver aplicações de forma mais rápida e também de forma mais inteligente.

A materialização do “Composable Infrasctructure” carece de um desenvolvimento de infraestrutura que consiga entregar esses benefícios; pois não é qualquer ambiente que consegue se auto configurar de acordo com a demanda e/ou característica da carga de trabalho. Foi pensando nisso que a HPE lançou o HPE Synergy: É a primeira infraestrutura desenvolvida na indústria que suporta essas características. 

O Baguete já publicou um artigo no dia 27 de abril de 2021 comentando como HPE Synergy consegue atender diversos tipos de carga de trabalho. Iremos agora, citar alguns casos práticos de workloads no Synergy e seus ganhos e benefícios.

Nuvem Híbrida

nuvem-hibrida

Para clientes que buscam acelerar sua jornada para a nuvem híbrida, o HPE Synergy com VMware Cloud Foundation é a solução ideal. Na verdade, o HPE Synergy é a melhor plataforma no mercado para operacionalizar essa demanda.

Como uma plataforma de nuvem híbrida integrada, o VCF fornece infraestrutura definida por software e recursos de gerenciamento de nuvem para automação e operações de autoatendimento. Oferecendo gerenciamento único e integrado, o VCF executado no HPE Synergy oferece uma solução de nuvem privada pronta para empresas que é flexível, automatizada, simples de operar, fácil de implantar e econômica.

O valor é evidente para nossos clientes. A capacidade de simplificar a implantação de aplicativos em nuvem híbrida usando ferramentas de automação da HPE é enorme. Quão grande? Segundo testes internos da HPE, é possível acelerar implementação de aplicativos 20 vezes mais rápido2, reduzindo o tempo de implementação de semanas para meros dias. Um benefício enorme também é o aumento do grau de confiança com a redução de erros e a eliminação de suposições por meio de uma ferramenta de coleta de dados de implantação automatizada. Toda essa automação significa que centenas de etapas manuais são eliminadas, tornando o processo escalonável e repetível. Aumentando a produtividade da equipe de desenvolvimento e operação.

Virtualização de Desktop

VDI

A Pandemia de Covid-19 trouxe um boom de demanda de soluções de VDI. Muitas empresas buscaram e buscam soluções para oferecer suporte ao trabalho remoto de seus colaboradores. Também percebemos maior demanda por aplicações com alto uso gráfico, como CAD virtualizado para departamentos de engenharia. Com o HPE Synergy, nossos clientes conseguem otimizar o investimento reutilizando a solução VDI para alguma outra função quando necessário.

Por exemplo, é possível alocar infraestrutura para os usuários de VDI no momento que eles precisam durante o dia, e depois, reutilizar a mesma infraestrutura para uma aplicação de renderização ou análise durante a noite. Nós realizamos testes com Synergy utilizando GPUs nVIDIA e Citrix XenDestop e descobrimos que usando nossa infraestrutura, essa mudança pode ser feita em cerca de cinco minutos3

Containers

containers

A nova coqueluche do mercado de TI não poderia passar sem ser mencionado. Grandes são os desafios de fazer o deploy de aplicações em Containers pois a solução precisa de suporte em larga escala. A infraestrutura deve garantir alta disponibilidade, escalabilidade e armazenamento persistente, bem como garantir o gerenciamento e monitoração do ciclo de vida.

O HPE Synergy atende a essas necessidades, oferecendo uma série de soluções que podem acelerar a adoção de containers desde o desenvolvimento até à operação. Juntamente com aplicações líderes do setor como Red Hat OpenShift e HPE Ezmeral, o HPE Synergy, integrado ao armazenamento HPE Nimble, HPE Primera e HPE Alletra, oferece plataformas de container de nível empresarial totalmente integradas.

Uma implantação típica de um Worker Node Red Hat OpenShift Container Platform costuma levar cerca de 8 horas, mas agora leva cerca de 20 minutos usando o HPE Synergy4. Além disso, usar um “Composable Infrastructure” como o HPE Synergy significa que você está reduzindo o provisionamento excessivo e economizando em CAPEX, e está fazendo isso em uma infraestrutura padronizada que pode ser usada para suas outras cargas de trabalho mais tradicionais inclusive.

Banco de Dados

oracle-2

Até mesmo aplicações mais tradicionais como banco de dados relacionais (RDBMS) podem seu automatizados dentro da plataforma HPE Synergy. Independente do setor que a empresa está, é sempre complexo o processo de deploy e gerenciamento do lifecycle de soluções de banco de dados. 

Nós testamos a plataforma HPE Synergy e validamos seus recursos para implementação aprimorada de Banco de Dados Oracle - confirmando a capacidade de fazer deploy de um novo ambiente Oracle em menos de três minutos5. Os detalhes da configuração e dos testes realizados estão disponíveis no link abaixo.

Uma plataforma como Serviço (aaS)

Além de todos os benefícios sobre os quais acabei de falar, gostaria de falar brevemente sobre o HPE GreenLake. 

HPE GreenLake Flex Capacity é um serviço fornecido pelo HPE Pointnext que traz o consumo de infraestrutura local para nossos clientes. Com o GreenLake Flex Capacity, é possível usufruir de toda a infraestrutura, mas pagando de acordo com o consumo, otimizando o investimento e trazendo uma experiência de consumo de infra semelhante à nuvem pública.

Com o HPE GreenLake, nossos clientes têm a flexibilidade de selecionar a melhor infraestrutura para suas cargas de trabalho, a HPE instala essa infra on premisses ou em algum Datacenter desejado. 

Então você está pronto para poder consumir recursos computacionais. Pague apenas pelo que você consome — medimos seu uso e você paga mensalmente pelo que usa, com pagamentos aumentando ou diminuindo dependendo do uso real6

A HPE sempre garantirá que tenha infraestrutura para você poder expandir sua carga de trabalho através de um buffer que sempre ficará ocioso para essas demandas. Monitoramos e gerenciamos ativamente para garantir que nunca falte recursos computacionais. 

1 - Default mode contributions to automated information processing

2 - HPE Reference Architecture for VMware Cloud Foundation on HPE Synergy - https://www.vmware.com/content/dam/digitalmarketing/vmware/en/pdf/products/cloud-foundation/vmw-hpe-reference-architecture-vcf-hpe-synergy.pdf

3 - HPE Reference Configuration for NVIDIA GPUs with Citrix XenDesktop® on HPE Synergy.

- HPE Reference Configuration for Red Hat OpenShift Container Platform on HPE Synergy and HPE 3PAR StoreServ Storage.  

5 - HPE Reference Architecture for Oracle RAC 12c best practices and scaling on HPE Synergy Gen10 Platforms and HPE 3PAR StoreServ 9450 Storage.

6 - Um baseline mínimo previamente contratado deve ser estabelecido.

Traga seu Workload para o HPE Synergy. Entre em contato com a Sercompe e saiba mais.

*Por Marcos Olivato, Solutions Architect na Hewlett Packard Enterprise.