Luiz Carlos Zancanella assina o convênio com São Paulo. Foto: Divulgação.

A cidade de São Paulo vai se tornar uma autoridade certificadora e emitir os seus próprios certificados digitais para funcionários públicos por meio de uma parceria com a Safeweb, uma das principais empresas do ramo no país.

A empresa assinou um convênio com a prefeitura da capital paulista pelo meio do qual a Safeweb cederá gratuitamente a infraestrutura tecnológica necessária para tanto.

Depois da prefeitura ser certificada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), ela poderá emitir diretamente os certificados digitais usados pelos servidores públicos municipais.

“Essa parceria é uma contribuição efetiva na concretização de uma das metas mais importantes do nosso governo, que é garantir que 100% dos novos processos sejam eletrônico”, afirma o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg.

Sediada em Porto Alegre, a Safeweb emitiu 150 mil certificados digitais no ano passado.

A empresa é dona do primeiro certificado digital desenvolvido totalmente internamente por uma empresa privada no Brasil.

“Estamos orgulhosos em disponibilizar à cidade de São Paulo o melhor em segurança da informação e assim contribuir para a modernização da gestão pública municipal”, afirma o presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella.

Com o acordo, a Safeweb se torna a terceira empresa de TI a fechar uma parceria com a prefeitura de São Paulo durante a gestão do prefeito João Doria.

A SAP foi a primeira. No começo de setembro, a empresa anunciou um programa de capacitação voltado para estudantes da rede pública da capital paulista, envolvendo nove secretarias do governo, além da Junior Achievement.

Já a IBM anunciou no começo de outubro incentivos para apoiar até 300 startups selecionadas para resolver problemas atuais do sistema de saúde da cidade.