COGNOS BI

Agiplan agiliza gestão comercial com IBM

30/11/2012 11:36

Empresa porto-alegrense foi de IBMCognos 10 BI em projeto para agilizar a gestão da área comercial.

Rafael Fossati. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Agiplan Financeira, empresa porto-alegrense do grupo Agiplan especializada em soluções de crédito, contratou solução da IBM para o desenvolvimento de um projeto para agilizar a entrega de informações gerenciais para gestão da área comercial.

Denominado AgIInfo, o projeto teve base no IBMCognos 10 Business Intelligence, implantado pela Win Solutions, parceira da IBM também sediada na capital gaúcha.

A solução trouxe à financeira recursos de portal de informações, envio por e-mail de relatórios, extração de informações para SMS, entre outros.

“O novo software nos permitiu disseminar relatórios de apoio para a tomada de decisão, padronizando ações nas diferentes regionais”, afirma o diretor executivo da Agiplan, Rafael Fossati.

A primeira fase do projeto teve foco na área comercial de empréstimos consignados e crédito pessoal, agregando recursos de gestão e segurança ao setor, além da possibilidade de cruzamento de dados entre diferentes departamentos e ampliação das frentes de entrega das informações.

“Além do investimento nos processos técnicos, procuramos também melhorar a experiência do público interno. A meta foi potencializar os recursos do portal de informações da financeira, por meio de um serviço customizado, intuitivo e rápido”, conclui Fossati.

Integrante de um grupo também formado por Agiplan Promotora, Agiplan Card, Agiplan Seguros e Agiplan Mercantil, a financeira tem matriz na capital gaúcha e 60 filiais em 22 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

A empresa mantém oito call centers, cerca de dois mil correspondentes e 850 colaboradores diretos.

TI NO MOTOR

Para manter toda esta rede funcionando a todo vapor, a companhia aposta bastante em TI.

No mês passado, por exemplo, iniciou o uso do SPBx, solução da C&M que dá acesso ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

A ferramenta garante o acesso de financeiras, bancos e corretoras de câmbios e valores à plataforma com segurança, contingência e em conformidade com todas as normas do Banco Central.

“Nós processamos todas as transações de SPB dos clientes. Com a solução, a Agiplan Financeira – CFI fica livre para cuidar exclusivamente das atividades pertinentes ao seu negócio”, explicou o presidente da C&M, Orli Machado.

Outro projeto da TI da Agiplan foi a contratação, no ano passado, da gaúcha Rhino para agilizar, uniformizar e gerir suas áreas e processos de custos de serviços corporativos.

No projeto, a mesma metodologia que permite criar um catálogo de serviços de TI também permitiu à Agiplan criar um CSC – Centro de Serviços Compartilhados – estamos falando do ITIL.

No caso da empresa de crédito, os métodos de excelência em governança foram aplicados a serviços compartilhados entre departamentos da companhia, que antes atuavam dispersos.

“Muitas solicitações eram feitas por meio de mecanismos informais, como ligações telefônicas e e-mails entre funcionários, e isso prejudicava a qualidade, provocando atrasos e, às vezes, retrabalho”, avaliou Fossati, à época.

Para superar esses problemas, a área de TI e o departamento de Suporte Operacional da empresa atuaram juntos, em um trabalho que culminou na criação do CSC, que, segundo Fossati, acabou funcionando como “um modelo de boas práticas para as demais áreas”.

Hoje usuários em viagem que não conseguem abrir um chamado para o Suporte Operacional da Agiplan pelo sistema, ligam para a Central de Serviços de TI, que também pode atendê-los.

O CSC também atua no controle de solicitações e na comunicação entre quem pede e quem atende aos chamados, já que somente as pessoas responsáveis estão envolvidas nessa comunicação.

Também em 2011, a Agiplan Serviços Financeiros eliminou o uso de e-mails nos processos de seu setor Operacional, trocando todo contato pela automatização do Qualitor, software de gestão de atendimento da porto-alegrense Constat.

Veja também

SBPx
Com C&M , Agiplan otimiza conformidade

Companhia adotou o SPBx, solução da C&M que dá acesso ao Sistema de Pagamentos Brasileiro, em conformidade com todas as normas do Banco Central.

Agiplan: governança muito além da TI

A Agiplan Serviços Financeiros, de Porto Alegre, utilizou metodologias tradicionalmente aplicadas à governança de TI para agilizar, uniformizar e gerir suas áreas e processos de custos de serviços corporativos.

“Pode parecer curioso, mas a mesma metodologia que permite criar um catálogo de serviços de TI também nos permitiu criar um CSC – Centro de Serviços Compartilhados”, explica o diretor executivo da Agiplan, Rafael Fossati.

Agiplan: novo Operacional, nova TI, com Qualitor

A Agiplan Serviços Financeiros eliminou o uso de e-mails nos processos de seu setor Operacional, trocando todo contato pela automatização do Qualitor, software de gestão de atendimento da porto-alegrense Constat.

Conforme destaca o Superintendente TI da Agiplan, Rafael Fossati, hoje a ferramenta gere mais de 3,5 mil chamados/mês realizados pelos colaboradores da companhia.

Fossati na TI da Agiplan

Rafael Fossati Fritsch assumiu a superintendência de TI da Agiplan Serviços Financeiros.

O profissional vem da Paquetá Calçados, onde respondia pela área de infra-estrutura da TI. A saída foi comunicada um e-mail enviado aos contatos, ao qual o Baguete Diário teve acesso.  

Graduado em Análise de Sistemas pela PUC-RS e com MBA em gestão de projetos pela FGV, Fossati trabalhou também no no Sonae Group - Tlantic SI, DBServer e RGE.

POWER NO STORAGE
Stemac renova infra com IBM e Brastorage

Empresa renovou estrutura de armazenamento com soluções IBM, ganhou performance e economizou espaço e energia.

IBM e MV zeram papel no Hospital Felício Rocho

O Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte, adotou uma contrato com a IBM Brasil e MV Sistemas para adoção do prontuário eletrônico e eliminação de documentos em papel.

A meta é automatizar todos os processos, reduzindo a zero o uso de materiais como fichas de atendimento, de controle de pacientes e internações, entre outros.

No projeto, a IBM adequou a infraestrutura de TI da instituição de saúde para permitir a troca do ERP então em uso pelo da gaúcha MV.

IBM foca 20 cidades no Brasil

A IBM está investindo em ampliação de equipe comercial, canais e parcerias estratégicas na área de educação em 20 cidades brasileiras, como parte de uma estratégia para ampliar a relevância das vendas fora do eixo Rio-São Paulo.
 

IBM amplia força no Sul
A IBM está ampliando sua força na região Sul, com a contratação de executivos para representar a multinacional em cidades como Caxias do Sul, Joinville e Londrina. Os contratados terão foco em conquistar contas de porte.

Ao mesmo tempo que reforça sua presença em zonas economicamente importantes – é a primeira vez que tem um representante direto nas três cidades –, a Big Blue aumentou em 50% a força de vendas localizadas nas capitais.
Grendene migra para IBM Cognos 10.1

A Grendene, fabricante de calçados com sede em Farroupilha, acaba de migrar do BI IBM Cognos, da versão 8.4 para a release 10.1.

A atualização, comandada pela Meeting Strategic Solutions e FVG, parceiras da IBM no segmento de Business Analytics, foi feita em três dias e não impactou as atividades da companhia, garantiu Evandro Benedetti, da divisão da TI da companhia gaúch.

IBM passa MS e é 2ª mais valiosa em TI

A IBM passou a Microsoft em valor de mercado, tornando-se a segunda empresa de tecnologia mais valiosa, informa a agência Bloomberg.

Segundo a empresa, o valor de mercado da IBM chegou a US$ 214 bilhões nessa semana, enquanto que a Microsoft caiu para US$ 213,2 bilhões.

Essa é a primeira vez que a IBM passa a MS desde 1996, de acordo com dados da Bloomberg.

Com o resultado, a IBM se torna a quarta maior empresa na bolsa, pelo valor do mercado. No segmento de tecnologia, perde apenas para a Apple.

IBM reforça atuação em business analytics

A IBM preparou um conjunto de soluções de Business Analytics (BA) para médias e grandes empresas que possibilitará reduzir os ciclos de planejamento de negócios em até 75%.

Choice é 1a da AL certificada para IBM Safe

A Choice, empresa do Rio de Janeiro especializada em soluções de inteligência para o setor de energia, acaba de se tornar, segundo dados próprios, o primeiro parceiro de negócio da IBM na América Latina certificado na plataforma Safe (Solution Architecture for Energy and Utilities).