O e-commerce brasileiro atingiu receita de R$ 1,6 bi com a Black Friday em 2015. Foto: Aaron Amat/Shutterstock.

O e-commerce brasileiro atingiu faturamento de R$ 1,6 bilhão com a Black Friday em 2015, segundo a E-bit/Buscapé. O dado representa um crescimento nominal de 38% em relação à edição de 2014, quando chegou a R$ 1,16 bilhão.

A data registrou 2,77 milhões de pedidos no total, um volume 24% maior que o registrado no ano passado no período. A edição de 2015 alcançou um ticket médio de R$ 580, uma alta de 11%. 

Segundo o levantamento, as vendas realizadas por dispositivos móveis representaram 11% dos pedidos, alcançando 311 mil.

No total, 1,64 milhão de consumidores fizeram pelo menos uma compra nas 24 horas da sexta-feira e o prazo médio de entrega prometido pelas lojas foi de 13 dias corridos para as ofertas de Black Friday.

A categoria de eletrodomésticos foi a mais procurada na Black Friday, ficando com 17,2% dos pedidos, seguida pela de telefonia, com 16,6%.

Os eletrônicos foram responsáveis por 9,2% das compras, enquanto moda e acessórios ficaram com 9,1% dos pedidos. A área de informática foi a escolhida para 9% das compras.

Mesmo sendo a segunda mais procurada, a categoria de telefonia foi a responsável pela maior fatia de faturamento da Black Friday, com 22,3%.

Os 17 termos mais buscados pelos consumidores em e-commerces durante a sexta-feira foram (em ordem alfabética): iPhone, iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone 6, Galaxy S6, LG G4, Microondas, Moto E, Moto G, Moto X, Moto X Play, Notebook, PS4, Tablet, TV, Xbox One, Zenfone 2.