Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil. Foto: Divulgação.
A fabricante de veículos Scania acaba apresentar a sua plataforma de serviços conectados ao mercado brasileiro. Com a solução, transportadores de cargas ou de passageiros podem fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo e parceria com a rede de concessionárias da marca.
Os serviços estarão à disposição dos clientes a partir de janeiro de 2017.
“A Scania é pioneira em oferecer esta proposta ao mercado brasileiro e conta com a experiência de mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.
Por meio dos Serviços Conectados, é possível implementar ações de melhoria que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa.
O transportador e a Scania têm acesso a dados do veículo que podem identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.
Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões e ônibus produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo, mas os proprietários desses veículos devem procurar uma concessionária para que ele seja ativado e passe a enviar as informações.
Para caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente, o módulo pode ser instalado de uma forma que a Scania considerada fácil e com valor valor competitivo. Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.
“A frota de veículos com o módulo pré-instalado no Brasil é de aproximadamente 50 mil veículos, somando ônibus e caminhões, enquanto 2,5 mil veículos já contam com o equipamento e necessitam apenas a ativação”, detalha Alex Barucco, gerente de Conectividade da Scania no Brasil.
A expectativa da empresa é ativa cerca de 5 mil módulos de conectividade no primeiro ano de operação dos serviços.
O lançamento da Scania oferece ao mercado as ferramentas Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas, além do serviço do Gestor de Frota.
Com o Planejamento de Serviços, o transportador sabe exatamente a quilometragem rodada de maneira online e independente de onde o veículo esteja, havendo, assim, uma maior objetividade na programação da operação diária.
O Diagnóstico Remoto analisa os dados de condução em tempo real e, se necessário, promove ações de melhoria do condutor. O recurso busca aprimorar a agilidade do trabalho do atendimento 24 horas da Scania.