TRANSPORTE

Scania oferece serviços conectados

30/11/2016 13:22

A frota de veículos com o módulo pré-instalado no Brasil é de aproximadamente 50 mil veículos.

Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A fabricante de veículos Scania acaba apresentar a sua plataforma de serviços conectados ao mercado brasileiro. Com a solução, transportadores de cargas ou de passageiros podem  fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo e parceria com a rede de concessionárias da marca.

Os serviços estarão à disposição dos clientes a partir de janeiro de 2017. 

“A Scania é pioneira em oferecer esta proposta ao mercado brasileiro e conta com a experiência de mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil. 

Por meio dos Serviços Conectados, é possível implementar ações de melhoria que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa. 

O transportador e a Scania têm acesso a dados do veículo que podem identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção. 

Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões e ônibus produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo, mas os proprietários desses veículos devem procurar uma concessionária para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. 

Para caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente, o módulo pode ser instalado de uma forma que a Scania considerada fácil e com valor valor competitivo. Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.

“A frota de veículos com o módulo pré-instalado no Brasil é de aproximadamente 50 mil veículos, somando ônibus e caminhões, enquanto 2,5 mil veículos já contam com o equipamento e necessitam apenas a ativação”, detalha Alex Barucco, gerente de Conectividade da Scania no Brasil.

A expectativa da empresa é ativa cerca de 5 mil módulos de conectividade no primeiro ano de operação dos serviços.

O lançamento da Scania oferece ao mercado as ferramentas Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas, além do serviço do Gestor de Frota. 

Com o Planejamento de Serviços, o transportador sabe exatamente a quilometragem rodada de maneira online e independente de onde o veículo esteja, havendo, assim, uma maior objetividade na programação da operação diária. 

O Diagnóstico Remoto analisa os dados de condução em tempo real e, se necessário, promove ações de melhoria do condutor. O recurso busca aprimorar a agilidade do trabalho do atendimento 24 horas da Scania. 

Dessa forma, caso haja uma parada emergencial do veículo, a central de apoio da Scania pode acessar o módulo Communicator, que gera um relatório com os códigos das falhas. Com isso, o técnico socorrista irá até o local com a ocorrência completa, sabendo qual conserto fazer e qual peça levar.

Já o Relatório de Tendências é periódico (semanal ou mensal). Ele apresenta dados de desempenho da frota categorizados por parâmetros como consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade. Os indicadores reportam se a performance está melhor ou pior em relação ao período anterior examinado. 

O Portal de Gestão de Frotas cria uma nova relação entre o cliente e rede de concessionárias Scania, oferecendo acesso online a dados e tendências que possibilitam com maior clareza o planejamento e o gerenciamento da operação. 

Por meio dos dados recolhidos, a rede Scania realiza uma consultoria com informações detalhadas e identifica pontos que podem ser melhorados.

O Gestor de Frotas é um serviço em que um especialista da rede Scania atuará nos clientes utilizando as ferramentas para aumentar a disponibilidade da frota e a confiabilidade do produto.

Para investir no novo serviço, estão disponíveis os pacotes Análise e Desempenho. O Análise é gratuito e válido por dez anos para os veículos que já tenham o módulo Communicator instalado e ativado. 

Com ele, tanto o cliente quanto a concessionária terão uma visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail de forma automática. O transportador terá acesso ao Portal de Gestão de Frotas para a funcionalidade de planejamento de serviços

Por último, o veículo poderá enviar o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer uma das concessionárias. 

O pacote Desempenho tem uma assinatura mensal de valor não divulgado que incorpora os recursos do Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista. 

“A estratégia da Scania com os serviços não é competir de forma agressiva com fabricantes de sistemas de gestão de frota. Inicialmente o plano é mostrar o potencial do pacote gratuito”, afirma Barucco.

Com 44,4 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina.

Veja também

LOGÍSTICA
Goiás Rendering gere frota com Softran

O projeto foi desenvolvido pela Senior Advanced, parceira da Senior em Goiânia.

LOGÍSTICA
CargoX recebe aporte de R$ 35 milhões

O banco Goldman Sachs liderou a rodada de investimento.

TENDÊNCIA
IoT Forum discute novos negócios

Evento vai abordar uso de IoT em setores como indústria, logística e transporte.