A Software AG expandiu as capacidades de sua Apama Community Edition. Foto: Divulgação.

A Software AG expandiu as capacidades de sua Apama Community Edition com um novo kit de analytics para Internet das Coisas, disponível em plataforma aberta – com a licença Apache, versão 2.0, junto com a capacidade de rodar em Raspberry Pi. 

Com o lançamento, a empresa também comunica uma nova versão da Apama Community Edition, com um tempo de execução redistribuível. 

A Apama Community Edition é uma versão gratuita da Apama Streaming Analytics Platform. Ela permite que desenvolvedores baixem o software da plataforma, construam aplicações em streaming analytics para colocar em produção. 

De acordo com a empresa, a nova edição contém a maior parte das funcionalidades e características da versão Premium e permite que os profissionais desenvolvam e operem provas de conceito, projetos e aplicações em pequena ou média escalas.

O kit contém microsserviços analíticos baseados em eventos e usados para o desenvolvimento de aplicações em IoT. Um dos exemplos é a ferramenta que calcula o alcance “normal” de valores numéricos e cria um alerta se esses números forem excedidos ou violados. 

Outros serviços analíticos incluem violação de limites (threshold breach), falta de dados (missing data), supressão (quasher),  variância (variance) e gradiente (gradient).

Adicionalmente, a Apama Community Edition agora opera em Raspberry Pi e pode ser usada para construir, por exemplo, aplicações de streaming analytics ou agir como ou um gateway  de borda ou um dispositivo de borda baseado em ARM. 

Junto ao software estão amostras de projetos, documentação completa, assim como um plug-in que liga o GPIO (General Purpose Input/Output) no computador com o Raspberry Pi, o que permite que outros dispositivos se conectem sem problemas.

A Apama Core Community Edition Runtime permite que desenvolvedores construam aplicações em cima da Apama Community Edition e então distribuam as mesmas gratuitamente. 

A Software AG tem mais de 4.300 funcionários em 70 países e teve receita total de € 873 milhões em 2015.