José Freire Neto.

A Sonda acaba de criar uma nova empresa independente (spin-off, no jargão da área) a partir da sua antiga operação interna focada no software de gestão na nuvem Netsuite, batizada de Oxygen Systems.

“Nossa preocupação é promover um suporte especializado à base de clientes. A criação da Oxygen Systems ocorreu para apoiar exclusivamente essas organizações”, explica José Freire Neto, CTO da nova empresa.

Em nota, a Sonda também menciona que a Oxygen será uma empresa ágil, focada em clientes de porte menor, enquanto a ela segue focada em grandes organizações.

O fato não é mencionado, mas deve ter contribuído para a decisão também o fato da Oracle ter comprado a Netsuite em julho do ano passado por US$ 9,3 bilhões.

A Sonda é uma grande parceira da SAP, uma grande fornecedora de software de gestão na nuvem e talvez ficasse numa situação desconfortável trabalhando com a concorrência.

Seja como for, a nova empresa é sediada no Inovaparq, parque tecnológico de Joinville (a Sonda tem uma operação no local). Freire, o CTO, foi líder da prática Netsuite da Sonda.

Rafael Rossa, coordenador da Oxygen, foi gerente de projetos na Sonda. Mais importante que isso, Rossa tem passagens por empresas do mercado de ERP como Totvs, Oracle e Aporte.

Para o início da operação foram investidos mais de 22 mil horas de desenvolvimento, aponta a Sonda, que será parceira da nova empresa em soluções fiscais e serviços de terceirização de processos ligados a obrigações da área.

A NetSuite tem mais de 5 mil funcionários e é especializada em contabilidade e outros softwares de back-office para e-commerce, especialmente para pequenas empresas. A empresa também criou um software online para manufatura.

Ao que tudo indica, a empresa ainda tem um canal pouco expressivo no Brasil.

A companhia chegou ao Brasil em 2009, quase 10 anos depois de ser fundada na Califórnia, por meio da catarinense SuitePlus, então sua parceira exclusiva no país.

A reportagem do Baguete nos anos seguintes não registrou muita movimentação em torno da companhia.

Há pouco menos de um mês, no entanto, a SuporTI, especialista em serviços gerenciados de TI, acaba adquirir a Enlight Consulting, que atua com implantação e suporte de Netsuite.

A aquisição pela Oracle, que já tem um canal desenvolvido no Brasil, deve aquecer as coisas nos próximos meses.