Fabiano Vergani. Foto: divulgação.

O caxiense Fabiano Vergani, ex-presidente do Conapsi e da InternetSul e diretor das empresas Bitcom Internet e Visão Cloud Computing & Internet, é um dos novos integrantes do Conselho Consultivo da Anatel.

O anúncio saiu nesta quarta-feira, 31, após nomeação da presidente Dilma Rousseff. Vergani é o primeiro gaúcho do setor de internet a ocupar uma vaga no conselho, criado em 1997.

A posse do gestor está marcada para 30 de agosto, às 10h, em Brasília, e seu mandato vai até 16 de fevereiro de 2016.

Ele assume a vaga das Entidades Representativas da Sociedade, ocupando a cadeira deixada por Marcelo Siena, profissional que também atuava no setor de provedores de internet - dirigindo a iSuper - e exercia a presidência do colegiado no conselho.

Segundo Vergani, seu papel é ser uma representação da sociedade brasileira em assunto referentes à internet nacional, contribuindo para o desenvolvimento das telecomunicações.

"Com certeza levarei à Agência assuntos de interesses locais e estaduais e que tenham vínculo com a internet. Represento a sociedade civil e a internet será a minha bandeira na Anatel”, explica.

Outros nomes que também entraram para o conselho foram Luis Roberto Antonik, diretor-geral da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV, Octávio Penna Pieranti, diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações e Artur Coimbra de Oliveira, diretor do Departamento de Banda Larga do Minicom.