Oportunidades em TI é tema de evento na UPF. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na ultima terça-feira, 31, a sua primeira edição da Feira de Oportunidades em TI.

Promovida pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas para a Internet, o curso contou com a presença de empresários do setor de TI, que apresentaram aos alunos informações sobre projetos e tecnologias que utilizam.

Além disso, as empresas discutiram o mercado de trabalho no segmento, falando sobre oportunidades e perfil profissional desejado para contratações.

As companhias que participaram da atividade foram Afirmação Softwares Empresariais, Atua Sistemas de Informação, Centraldata, Compasso, DTI, Metasig e MV.

Segundo a universidade, o evento foi um espaço para a interação entre as empresas e os grupos de pesquisa da UPF visando à aproximação dos meios acadêmico e empresarial.

O evento acompanha uma estratégia apresentada pela UPF em estimular jovens e universitários a investir na carreira de computação.

Outra iniciativa da instituição neste ano foi a 1ª Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental, realizada em julho.

O concurso reuniu alunos de 6º a 9º ano, com idades de 10 a 13, para aprender lições básicas de programação e colocá-las em prática através de provas e competição, utilizando a linguagem Scratch.

Com a iniciativa, a ideia da universidade é estimular os jovens à prática da computação, se interessando pelo mercado, que vive um momento de alta demanda e pouca quantidade de profissionais, tanto nas empresas quanto em formação nas universidades.

De acordo com dados divulgados pelo IDC, 39,9 mil posições não preenchidas no setor de TICs em 2011 subirão para 117,2 mil em 2015. Isso significa que a demanda por trabalhadores excederá em 32% a oferta.