O pesquisador e professor João Amato Neto, autor do livro Redes de Cooperação Produtiva e Clusters Regionais: Oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas (Ed. Atlas-2000), será o palestrante da aula inaugural do MBA em Gestão de Redes de Cooperação da Unisinos, nesta quinta-feira, 04, às 19h, no Auditório Maurício Berni, no câmpus da Unisinos, em São Leopoldo. Amato, que tem 20 anos de experiência profissional e gerencial em empresas de médio e de grande porte, abordará o tema Redes de negócios. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é franca. O MBA em Gestão de Redes de Cooperação é único na Região Sul do Brasil e conta com o apoio da Federação das Redes do Rio Grande do Sul, do Sebrae-RS e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai).

As redes de cooperação reúnem empresas com interesses em comum para a realização de ações conjuntas, facilitando a solução de problemas e viabilizando novas oportunidades de negócios que isoladamente não seriam possíveis. Por exemplo, as empresas integradas conseguem reduzir e dividir custos e riscos, conquistar novos mercados, qualificar produtos e serviços e acessar novas tecnologias. Geralmente essas iniciativas são articuladas pelo poder público, sindicatos e associações. Esses novos modelos de cooperação e relações de empresas necessitam de novas habilidades de gestão e de profissionais qualificados. Diante dessa realidade, a Unisinos lançou o MBA em Gestão de Redes de Cooperação e Relações Interorganizacionais.

Interessados em participar da palestra de abertura do MBA em Gestão de Redes de Cooperação e Relações Interorganizacionais da Unisinos devem inscrever-se pelo telefone (51) 590.8233 ou pelo e-mail tapollo@unisinos.br.