Tamanho da fonte: -A+A

A prefeitura de Porto Alegre inaugura, na próxima segunda-feira, 22, às 11h, o serviço móvel de Telemedicina, na Lomba do Pinheiro, zona Leste da Capital.

O atendimento será realizado todas as quartas-feiras, quando serão oferecidos oito exames dÿ ultrassonografias.

Um veículo levará todo o equipamento, um técnico de informática e um médico residente que fará as imagens. No posto, haverá uma sala com infra-estrutura de espera, onde os equipamentos serão instalados e os exames realizados. 

A mobilidade possibilitará que gestantes de todas as regiões da cidade façam os exames em um posto perto de casa. A próxima região a ser contemplada com o serviço de Telemedicina móvel é a Ilha da Pintada.

A Telemedicina permite interação à distância entre profissionais da saúde e torna possível a realização remota de exames, discussões de casos e o monitoramento de pacientes à distância.

O principal objetivo da iniciativa é reduzir o número de pacientes que marcam o exame, em centros de saúde localizados na área central da cidade e não comparecem.

O serviço de Telemedicina, desenvolvido pela Procempa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, CETA-SENAI, CEEE e Instituto de Informática da UFRGS, opera desde abril deste ano no posto de saúde Macedônia, na Restinga.