Tamanho da fonte: -A+A

O WiMAX Forum anuncia nesta segunda-feira, 22, que o número de pessoas conectadas utilizando esta tecnologia deve ultrapassar um bilhão até o final de 2011.

A organização divulgou ainda que os provedores de serviços WiMAX oferecem, atualmente, redes que cobrem mais de 620 milhões de pessoas em aproximadamente 147 países.

Em 2010, o número deve ultrapassar a previsão de 800 milhões de pessoas.

“As redes WiMAX continuam a aumentar em ritmo acelerado apesar dos desafios da vagarosa recuperação da economia global”, declarou Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum.

A pesquisa do WiMAX Forum revelou ainda que a região Ásia-Pacífico está na liderança, com mais de 237 milhões de pessoas e 100 implementações de redes.

Já a região que compreende América Central e América Latina alcançou 113 milhões de pessoas e 109 implementações.

Na América do Norte, o índice passou para 47 milhões de pessoas, com 51 implementações.  

Segundo o relatório, um dos principais incentivadores do crescimento da WiMAX em 2010 será o aumento na quantidade de produtos para consumidores que chegarão ao mercado, incluindo smartphones tri-band e telefones com capacidade para o roaming mundial. 

Mais de 178 produtos WiMAX Móvel conseguiram a certificação em 2009 e dez produtos foram certificados em janeiro de 2010.

Atualmente, mais de 25 empresas que fazem parte do WiMAX Forum fabricam estação base WiMAX e 45 empresas que fazem parte do WiMAX Forum são fornecedoras de produtos para consumidores e dispositivos para usuários finais.