A Comil Ônibus, empresa de Erechim-RS, acaba de finalizar a implementação da suíte de colaboração Zimbra. Baseada em software livre, a suíte roda em distribuições Linux e agrega recursos de e-mail, contatos, calendário e tarefas.

O projeto, implementado pela NetFive, envolveu 550 contas e cerca de 400Gb de dados. A etapa de planejamento e testes foi iniciada na primeira quinzena de agosto e o projeto, finalizado em setembro.

“Grande parte da comunicação da Comil Ônibus é realizada via e-mail, tanto internamente quanto para negociações de compra e venda”, afirma Daniel Bastian, analista de Infraestrutura da empresa. “Com uma ferramenta de e-mail que consiga atender às necessidade da empresa, podemos oferecer aos colaboradores melhores recursos para suas rotinas diárias”, completa.

A empresa, responsável pela fabricação de ônibus rodoviários, intermunicipais, urbanos e micros, conta com dois mil funcionários que trabalham com uma produção média diária de 12 unidades.

Segundo Fábio Viero, consultor Técnico da NetFive e responsável pela implantação e migração, na primeira fase do projeto foi implantada uma solução de homologação e testes para que os colaboradores da Comil tivessem contato com a solução e apresentassem suas opiniões e dúvidas em relação ao novo sistema.

Na segunda fase, além da suíte de colaboração Zimbra, também foi implementado um sistema de filtragem de mensagens que minimiza a entrada de spams e vírus.

Durante o processo, um treinamento foi ministrado aos colaboradores com o objetivo de minimizar o impacto da alteração de e-mail.

“O impacto notado pela equipe da TI foi muito inferior ao esperado para um primeiro dia de migração de ferramenta. Esperávamos um dia de correria e telefonemas sem parar, mas encontramos um ambiente confortável”, declara Bastian.