Tamanho da fonte: -A+A

A Ufrgs e Hospital de Clínicas vão licitar e começar a construir em 2010 um novo data center em Porto Alegre, dentro do chamado Campus da Saúde, localizado nas proximidades do HCPA.

O objetivo é unificar em um só local três data centers atualmente existentes na capital, localizados na faculdade de Engenharia do centro, onde ficam os computadores de alto desempenho; no Centro de Processamento de Dados da instituição localizado no Campus da Saúde e do próprio HCPA.

“Vamos otimizar o uso desses recursos públicos”, garante Jussara Issa Musse, diretora do Centro de Processamento de Dados da Ufrgs, que esteve falando das perspectivas de investimentos da universidade federal no Meeting de TI da Federasul nesta terça-feira, 24.

Não há uma estimativa de custo ainda para o projeto, que prevê a construção de um prédio de três andares e 3,6 mil m2, dos quais um terço serão destinados às máquinas e outros dois às equipes de TI, que passarão a trabalhar juntas.

O primeiro edital, que vai escolher o projeto executivo para a obra, deve ser divulgado em janeiro. Um segundo virá na seqüência, destinado a escolher quem será o executor do projeto.