Tamanho da fonte: -A+A

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) certificou a XBot, desenvolvedora e comerciante de produtos robóticos de São Carlos (SP), como a única fabricante nacional de robôs móveis para áreas de educação e entretenimento.

A partir da certificação, os órgãos públicos como universidades, escolas técnicas e outros organismos governamentais não precisam fazer licitação para comprar robôs para esses dois segmentos.

Os robôs fabricados em São Carlos foram desenvolvidos com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Estamos mostrando que os recursos das agências de fomento estão sendo bem aplicados. Assim, a companhia desenvolveu uma linha de produtos com preços competitivos para atender à demanda advinda de clientes que começam a dar sinais de interesse, além de compreender o retorno de investimentos que esses equipamentos podem oferecer”, destaca Antonio Valério Netto, diretor da XBot.

Entre os produtos desenvolvidos pela empresa estão RoboGol, SoccerBot, RoboDeck, Sci-Soccer e Curumim, todos fabricados em escala comercial, o que permitiu um faturamento de R$500 mil para companhia no final de 2010.

A XBot, que atua há três anos no mercado nacional, aposta em elevado crescimento na produção e na venda de robôs de entretenimento no Brasil e na América Latina, visando também a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.