Tamanho da fonte: -A+A

Uma em cada quatro equipes de campo de empresas em todo o mundo já utilizam um tablet PC.

Os dados foram revelados por estudo conduzido pela fornecedora de serviços de mobilidade para empresas iPass.

Segundo a pesquisa, a maioria das corporações usa o iPad, da Apple, como ferramenta de apoio ao trabalho. Além disso, cada empregado leva consigo, em média, dois aparelhos móveis, entre notebooks, smartphones e tablets.

Steven Wastie, vice-presidente sênior de marketing da iPass, destaca que a cloud computing está motivando a adesão aos portáteis.

“O maior uso de tablet PCs e smartphones pelas empresas está sendo impulsionado pelo crescimento das aplicações em nuvem”, afirma Wastie.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou 3,5 mil empregados que trabalham em equipes de campo de 1,1 mil empresas em todo o mundo, 20% definiram o tablet PC como o dispositivo preferido, contra 49% que optam por um smartphone e 27% que elegem o notebook.

Outro levantamento, da consultoria Deloitte, indica que mais de 10 milhões de computadores tablets serão comprados por companhias de todo o mundo em 2011, representando mais de 25% do volume total desses aparelhos adquiridos ao longo do ano.

Caso no Brasil
Entre empresas brasileiras, a Eurofarma é um exemplo de uso dos tablets. Em janeiro, a farmacêutica fechou a compra de 600 unidades do iPad, por R$ 1,5 milhão.

As unidades foram entregues a propagandistas da empresa, que chegam a estabelecer 380 mil contatos com médicos a cada mês.

Segundo a empresa, os tablets serão utilizados para controle do trabalho, treinamentos, além de possibilitarem a economia de 55 toneladas de papel em impressões.