A Dell foi a responsável pela reestruturação completa da plataforma de TI do hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre. A instituição modernizou sua rede de servidores e sistema de armazenamento, além de atualizar todos os desktops utilizados nas áreas administrativas.

De acordo com o gerente de TI do hospital, Rogério Rodrigues da Cunha, a Dell foi a fornecedora escolhida pela qualidade de atendimento que apresentou, destinando um gestor de conta e um responsável técnico para cuidar especificamente do caso. "Além disso, nos ofereceram uma boa retaguarda de suporte", completa o profissional.

Composta por dois hospitais particulares e três para atendimento ao SUS, que contam, ao todo, com mais de três mil colaboradores diretos, a instituição médica também integrou em formato de armazenamento padrão todas as informações do Sistema de Saúde Mãe de Deus. "A possibilidade de crescimento escalonado, com investimento somente no que era necessário no momento e a garantia de expansão futura sem perda do que já foi investido foram os fatores que levamos em conta para contratar a Dell", enfatiza Rodrigues.

Para atualizar seu parque de máquinas e atender às demandas de TI que tinha, o hospital adquiriu um Storage CX300, para armazenamento de grande volume, quatro servidores (sendo que dois em cluster para banco de dados e dois em cluster para aplicações), e um Banco de Dados Oracle. Além disso, entrou no carrinho um software de backup Legato e uma unidade de backup LTO. Aproximadamente 230 desktops OptiPlex GX620 passaram por upgrade, e a empresa também contratou treinamento da Dell para seus colaboradores.

Como resultado do investimento, o Mãe de Deus obteve uma melhora de quase 100% na performance dos equipamentos e alta disponibilidade dos mesmos, conta Rodrigues. "Também foram reduzidos os custos com manutenção das máquinas", complementa.
 
O processo de reestruturação da TI do hospital estará completo até o fim deste ano. Ao longo dos meses, novos projetos serão implementados, como o armazenamento de exames por imagens e laudos. "O trabalho da Dell vai além do hardware. Nossa empresa oferece soluções que atendem de maneira completa a necessidade dos clientes, de forma personalizada e customizada", diz Raymundo Peixoto, diretor geral da Dell Brasil.