Tamanho da fonte: -A+A

O emergente mercado de tablets é dominado pela Apple.

A conclusão é de pesquisa da empresa Strategy Analytics referente ao período de julho até setembro de 2010, que aponta que 95% desse setor da eletrônica de consumo está nas mãos da empresa de Steve Jobs, que vende o iPad desde abril.

De acordo com a empresa de pesquisa, o mercado total de tablets chegou a 4,4 milhões em setembro, e tem incentivado a competição, com fabricantes tomando medidas para ingressarem no mercado.

RIM, fabricante dos smartphones BlackBerry, e HP, líder mundial na fabricação de computadores, são algumas das marcas que já lançaram seus produtos.

"A guerra dos tablets está a todo vapor. A apple tem avançado rapidamente, tem uma grande presença nas lojas e um design amigável aos usuários", disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.

Segundo a Folha Online, a pesquisa aponta o Android, sistema operacional do Google para dispositivos móveis, como grande concorrente da Apple.

"Nós esperamos que a fatia do Android cresça nos próximos meses com o lançamento de novos modelos como o Samsung Galaxy Tab", disse o pesquisador.

Enquanto a apple tem 95% do mercado, o Android ainda tem apenas 2,3%, de acordo com a pesquisa.

A expectativa é de que o iPad comece a ser vendido no Brasil ainda em novembro. Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da TIM,  Luca Luciani, disse que o aparelho será vendido por menos de R$ 2 mil no mercado brasileiro.