Tamanho da fonte: -A+A

A Dell anunciou uma parceria com o Baidu, maior serviço de busca na internet da China, para desenvolver tablets e smartphones.

O alvo do acordo é o mercado chinês, onde a dupla pretende desafiar fabricantes de dispositivos móveis como a Apple e a Samsung.

Para analistas ouvidos pela agência Reuters, ao associar seus equipamentos com uma marca de grande penetração na China, como o Baidu, a Dell pode encontrar uma alternativa para recuperar os resultados modestos de sua divisão de celulares.

Segundo Theresa Shen, porta-voz da Dell na China, os planos incluem o lançamento de dispositivos com um software desenvolvido pelo Baidu.

A executiva, no entanto, não revelou mais detalhes sobre a iniciativa.

Fontes do mercado informaram, porém, que os primeiros aparelhos podem chegar ao mercado chinês já em novembro.

A parceria une duas empresas que até o momento estão correndo por fora na disputa dos tablets e dos smartphones., e que têm dado movimentos claros de sua intenção de fortalecer-se nesse segmento.

Do lado Chinês do acordo, a Baidu deve lançar em breve um sistema operacional móvel próprio.

Enquanto isso, a Dell, que na última CES, em Las Vegas, chegou a anunciar um tablet que teria inclusive versões corporativas, rodando Windows 7, não conseguiu um representante forte na disputa, atualmente dominada pela Apple, em disputa com os fabricantes que aderiram ao Android.