Tamanho da fonte: -A+A

As obras do datacenter que o Banco do Brasil vai construir em conjunto com a Caixa Econômica Federal devem começar em janeiro de 2010, devendo ser concluídas no segundo semestre de 2011, informa o Convergência Digital.

O edital de licitação, que chegou a ser lançado em 2007, passou por mudanças e agora abre as propostas no dia 31 de agosto. Segundo o gerente executivo do BB e presidente do consórcio Datacenter, Jesualdo Conceição da Silva, a principal modificação ocorreu na forma de ressarcimento dos investimentos.

Do investimento inicial, a ser feito pelo vencedor da concorrência, 80% dos recursos serão ressarcidos já no primeiro dos 15 anos previstos para o contrato. Outros 10% serão repostos nos quatro anos seguintes e os últimos 10%, ao longo dos 10 anos restantes. O custo estimado do projeto é de R$ 1.012.746.414,50.

O prazo de 15 anos é previsto porque, além das obras, o vencedor ficará encarregado pela gestão do datacenter, que será localizado em uma área de 40 mil metros quadrados em Brasília.

O projeto prevê uma área específica para o Banco do Brasil, outra para a Caixa, e uma terceira a ser usada pelo vencedor/gestor. Assim, parte da estrutura poderá ser utilizada para a prestação de serviços a terceiros.

Neste caso, 10% da receita obtida com os serviços de TI do datacenter deve ser transferida aos dois bancos públicos.