David Yen

Tamanho da fonte: -A+A

A Juniper Networks lança a arquitetura “3-2-1” para redes de data center.

A proposta do lançamento é simplificar redes de data center já existentes, reduzindo-as das atuais três camadas para duas e, futuramente, para uma.

A Juniper anuncia também os novos roteadores e switches 10 Gigabit Ethernet com desempenho até oito vezes superior na rede e redução de até 35% das despesas de capital, além de planos para o data center de redes convergentes.

“O anúncio de hoje põe por terra o antigo enfoque de rede de aumentar o número de dispositivos para melhorar o desempenho, o que aumenta o custo e a complexidade do data center”, afirma David Yen, VP executivo e diretor do Grupo de Negócios de Fabric e Switches da Juniper. “As redes existentes de data center são complexas por natureza e normalmente obrigam à escolha entre a experiência do usuário e a economia da rede. A arquitetura 3-2-1 abre caminho para ampliar o alcance da rede, acabar com altos custos e complexidade e melhorar o desempenho dos aplicativos”, complementa.

Conforme o executivo, a ideia da nova arquitetura é eliminar o “capital parado”, decorrente da subutilização de servidores e dispositivos de armazenamento. Nesta estratégia, a companhia conta com parceiros OEM (Original Equipment Manufacturer) como IBM e Dell, além de clientes como Nyse Euronext e Priceline.com.

Com a arquitetura 3-2-1, a Juniper promete acabar com a necessidade de agregação na rede de data center e reduzir o número de interações do switch em até 99%, melhorando o desempenho dos aplicativos e reduzindo a latência em até 77%, comparando com a rede legada de três camadas.

O modelo está presente nos roteadores e switches 10 Gigabit Ethernet da Juniper, que, segundo a companhia, melhoram em até oito vezes o desempenho e viabilizam os protocolos de rede convergente, reduzindo despesas de capital em até 35%.

O portfólio inclui, ainda, o switch Ethernet EX4500, primeiro com Junos para redes 10 GbE e placas de linhas de alta densidade 10GbE EX8200.

Os switches EX4200, com tecnologia Virtual Chassis para redes 1 GbE, também atendem à nova arquitetura da Juniper.