Tamanho da fonte: -A+A

A rede atacadista Makro adquiriu 30 thin clients Wyse S10, da Wyse Technology, para equipar suas áreas de compras, que ficou com 18 equipamentos, e treinamento, para onde foram destinadas os outros 12.

No projeto, implantado pela Triple S e iniciado ainda em maio, os thins operam com a solução de virtualização de desktops e servidores da VMware.

O modelo Wyse S10 oferece baixo consumo de energia elétrica, com economia de até 40% em relação aos desktops tradicionais, garante a fabricante. Segundo Paulo Fernando Rodrigues, gerente de Infraestrutura do Makro, este foi um dos itens que motivou a escolha pelos thins.

“A redução de custo não se encerra por aí. A solução de virtualização também dispensa a necessidade de investimento na aquisição de máquinas e de uma manutenção onerosa, já que as alterações são feitas a partir de um template único e não envolvem operação manual”, destaca ele.

Além disso, Rodrigues afirma que a aposta na virtualização também facilita a abertura de novas lojas, já que agora está centralizado na sede do Makro, em São Paulo, o gerenciamento de todos os dez servidores físicos e das 144 máquinas virtuais da empresa.

“Com a centralização de servidores na sede e a estrutura de máquinas virtuais, a implementação de servidores e terminais na abertura de novas lojas é uma tarefa que se cumpre em duas horas”, afirma ele. “Entre julho e agosto, inauguramos cinco unidades”, complementa.

O Makro atua com 69 lojas em todo o Brasil. Só na região Sul, são nove unidades, sendo três no Rio Grande do Sul - em Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul.