A Fujitsu vai implementar dois servidores PrimeQuest 1800E no Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), em Brasília.

Os equipamentos são os mais recentes da linha de missão crítica da empresa e contam com processadores Intel Xeon série 7560.

Com o projeto, o objetivo é expandir a capacidade de processamento da plataforma Microsoft Windows, com aumento do poder de processamento e da disponibilidade dos serviços para os associados das cooperativas de crédito do Sicoob e do Bancoob.

Os servidores serão instalados até o próximo mês nos dois sítios de processamento da empresa em Brasília.
 
“Optamos pelos servidores PrimeQuest 1800E por conjugarem, em uma solução, alto desempenho, melhor custo/processamento, diminuição do consumo de energia e de espaço ocupado em rack, além da redução dos custos de licenciamento”, afirma Ricardo Antonio de Souza Batista, diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação.

Além disso, segundo ele os equipamentos mantêm a estrutura de suporte nos mesmos patamares das soluções de grande porte (mainframe).

O Sicoob é composto de cooperativas centrais e singulares de crédito, mais a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito (Sicoob Confederação), o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), entidades não-cooperativas.

Já a Fujitsu é sediada em Tóquio e emprega, atualmente, cerca de 170 mil funcionários, que atendem a clientes de 70 países. A empresa reportou receitas consolidadas de 4,6 trilhões de ienes (US$50 bilhões) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010.