Gazeta do Sul lança app para iPad e iPhone

01/08/2011 14:43

O jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, lançou no último fim de semana seu aplicativo para iPad e iPhone.

O app está disponível para download gratuito temporário pelo site abaixo e, durante o período de degustação, também ficará liberado o acesso ao conteúdo diário da Gazeta, mesmo para quem não é assinante da versão online.

O app da Gazeta do Sul na tela do iPad

Tamanho da fonte: -A+A

O jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, lançou no último fim de semana seu aplicativo para iPad e iPhone.

O app está disponível para download gratuito temporário pelo site abaixo e, durante o período de degustação, também ficará liberado o acesso ao conteúdo diário da Gazeta, mesmo para quem não é assinante da versão online.

“Além de priorizar o conteúdo regional, precisamos estar cada vez mais inseridos nas novas mídias, chegar no formato que o leitor quiser, onde ele quiser", resume o diretor-presidente da Gazeta Grupo de Comunicações, André Luís Jungblut.

O aplicativo do jornal gaúcho foi concebido pela equipe de desenvolvimento do Portal Gaz, unidade de negócios responsável pelas operações da empresa na Internet.

“Foram sete meses de trabalho, incluindo cerca de 60 dias para cadastro e homologação do produto pela Apple”, afirma o gestor de Desenvolvimento, Jossandro Balardin.

Segundo ele, o app permite ao usuário ler o jornal tanto em texto quanto na versão integral, como se estivesse com a edição impressa em mãos, com todas as funcionalidades do iPad.

Fundada em 1945, a Gazeta do Sul circula em todo o Vale do Rio Pardo, região gaúcha onde vivem 450 mil pessoas.

No fim de 2009, uma pesquisa independente do Instituto Methodus revelou que a publicação é o jornal editado no interior mais lido em todo o Rio Grande do Sul.

No ano seguinte, outro estudo do Methodus demonstrou que 97% de quem lê jornal em Santa Cruz é leitor da Gazeta.

Gauchada
Outro jornal gaúcho que aderiu aos aplicativos para smartphones e pads foi o Caxiense.

No caso da publicação de Caxias do Sul, além de versões para leitura em iPhone e iPad, também foi lançado um app para a plataforma Android, do Google.

Todos os apps do jornal serrano foram desenvolvidos pela Flip Studio, também de Caxias do Sul.

A publicação serrana também conta com perfis em redes e sites de relacionamento como Facebook, Twitter, Four Square, Flickr, YouTube e Tumblr, entre outros.

Veja também

O Caxiense ganha app no Android

Desde a última quinta-feira, 02, o jornal O Caxiense, de Caxias do Sul – a 125 quilômetros de Porto Alegre – tem um aplicativo para a plataforma Android, do Google.

Com o lançamento, o jornal semanal, que já tinha versões para iPhone e iPad, reforça sua estratégia de forte atuação online, como meio de interagir com o público.

Todos os apps foram desenvolvidos pela Flip Studio, também de Caxias do Sul.

iPad perderá para Android em 2016

O Ipad, que hoje tem 75% do mercado de tablets, deve perder a liderança do segmento até o final de 2015, ficando com fatia de mercado não maior do que 38% já no ano seguinte.

É o que informa um estudo da Informa Telecoms & Media, segundo o qual a liderança do tablet deverá sucumbir perante os dispositivos com Android, que irão assumir a primeiro lugar nas vendas.

iPads geram 1% da navegação no mundo

Pesquisa da Net Market Share, instituição norte-americana que produz estatísticas sobre o tráfego da internet, informou que, em junho de 2011, 1,03% da navegação na rede no mundo todo partiu de iPads.

Segundo o estudo, nos Estados Unidos, 2,1% do tráfego vieram do tablet da Apple.

De acordo com a Net Market Share, aparelhos móveis e tablets em geral responderam por 5% da navegação na internet em todo o mundo – 8,2% nos Estados Unidos.

Gartner: iPad puxará apps de marketing

A consultoria Gartner prevê que os iPads vão alavancar o desenvolvimento de aplicativos móveis voltados para o marketing.

Segundo o analista Kimberly Collins, vice-presidente gerencial da Gartner, até 2016, metade dos principais fornecedores de soluções de marketing vão criar apps voltados para os tablets da Apple.

Collins aposta na crescente expansão do mercado de tablets não só para uso pessoal, mas como um dos principais acessórios de trabalho.

Produção de iPads no Brasil é adiada

Os primeiros iPads fabricados no Brasil, cuja fabricação era prevista para o mês de julho, só devem sair da fábrica da Foxconn em setembro.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o problema é a infraestrutura local e a falta de mão de obra no Brasil.

Hackers expõem falha no iPad e iPhone

Uma falha no sistema operacional móvel da Apple, o iOS, foi descoberta nessa semana por hackers.

Segundo a agência Reuters, a brecha pode ser explorada por criminosos para controlar remotamente os aparelhos iPhone, iPad e iPod Touch.

O problema foi revelado nessa quarta-feira, 06, quando o site www.jailbreakme.com publicou códigos que podem ser usados por proprietários de produtos da Apple para modificar o sistema por meio de um processo conhecido como "jail breaking" (desbloqueio).

Apple: peças para 15 mi de iPhones 5

A Pegatron Technology, fabricante de notebooks com sede em Taiwan, teria recebido pedidos de 15 milhões de iPhones 5s da Apple para envios a partir de setembro de 2011, informa o site especializado no mercado asiático de fornecedores Digitimes.

Oficialmente, a empresa se nega a confirmar a encomenda da nova geração do iPhone.

Blog diz que iPhone 5 chega até setembro

Até setembro o iPhone 5 deve chegar no mercado internacional.

A informação é do blog norte-americano Apple Insider, segundo o qual a produção deve se iniciar em agosto. O blog cita um investidor que viajou recentemente a Taiwan, onde a empresa de Steve Jobs teria se reunido com as empresas que fornecem as peças para a montagem do aparelho.

Outros rumores envolvendo a Apple dão conta de que a empresa está preparando uma versão mais barata do iPhone e uma TV.

EUA tem mais iPhone que BlackBerry

Números da comScore para o mercado móvel dos Estados Unidos apontam a ascensão do iPhone sobre o mercado da RIM, pela primeira vez, de acordo com a consultoria.

iPhone vigia usuário

Aparelhos da Apple com  sistema operacional iOS 4 ou superior mantém um arquivo registrando os movimentos dos usuários.

É o que apontaram dois pesquisadores americanos, que destacaram que o arquivo é transferido para computadores quando são sincronizados com os dispositivos da Apple e também informa o horário em que o usuário esteve em determinada latitude e longitude.

Apple força fatia de 30% aos publishers

Vários apps de livrarias para iPads e iPhones perderam seus botões de compra nessa terça-feira, 26.

As novas políticas de uso da App Store, da Apple, que proíbem a venda em aplicativos para dispositivos móveis da empresa fora da plataforma oficial, provocaram as mudanças.

Na prática, os aplicativos não poderão vender conteúdos diretamente ao usuário, sem passar pelo sistema da Apple, onde os desenvolvedores e as empresas deixam 30% do seu faturamento.

App da Cinq aproxima O Boticário de clientes

O Boticário apostou em tecnologia da paranaense Cinq Technologies em seu evento Circuito da Beleza, ação de venda consultiva da marca que propõe avaliar o perfil de cada consumidora e direcionar suas compras aos perfumes mais adequados.

Para a ação, a Cinq desenvolveu o aplicativo para iPad “Circuito Fashion”, que permite coletar e avaliar, a partir de perguntas e respostas sobre o cotidiano, o perfil das clientes, enviando, após, sugestões de fragrâncias para as mesmas.

Cigam: 300 downloads/semana na App Store

Menos de 30 dias após ser lançado na App Store, o Cigam Boletos, da Cigam Software, já soma uma média de 300 dowloads por semana.

Conforme divulgado pela companhia de Novo Hamburgo, a versão 2.0 da solução já foi baixada por 70% dos usuários da e-store.

O Cigam Boletos é gratuito e permite a notificação de usuários quanto ao vencimento das contas, além da leitura de códigos de barras para pagamento das mesmas.